Este ano a Black Friday virá em boa hora! Nada melhor do que a oportunidade de aproveitar descontos e promoções em meio à crise vivida pelo nosso país e agravada pela pandemia.
A última coisa que você quer nesse momento é tomar prejuízos, e uma forma de isso acontecer é através dos famosos golpes relacionados aos cartões, que também são muito comuns na Black Friday.
Pensando nisso preparamos um conteúdo com os tipos de problemas mais comuns em cartões de crédito que podem ocorrer também na Black Friday, e como evita-los.
Clonagem
A clonagem acontece quando todos os dados que pertencem ao seu cartão são transferidos para outro.
Assim, terceiros podem fazer compras usando também seu nome e suas informações bancárias.
Se o seu cartão não tiver chip, é ainda mais fácil para os criminosos obterem esses dados. Adulteram leitores de cartão para copiar a trilha magnética do seu.
Dessa forma, conseguem acesso a diversos cartões para usá-los de várias maneiras.
Caso o seu cartão possua chip, não pense estar livre dos golpes, pois a dificuldade só aumenta para clonagem pelos meios físicos.
Os criminosos ainda podem obter os dados instalando sistemas em máquinas de pagamento para ler os dados presentes nos chips dos cartões, ou utilizar de sites de compra e aplicativos com cobrança interna.
Parcelamentos
Sabemos que os cartões de crédito oferecem a chance de parcelarmos nossas compras em muitas vezes, e na Black Friday não é diferente.
Porém, neste período, você deve ficar atento às formas de parcelamento oferecidas por algumas lojas.
O que acontece é que às vezes são cobrados juros tão altos pelos parcelamentos que por mais que pareça uma oportunidade incrível, no final pode não valer a pena.
Confirmação de entrega
Neste tipo de golpe quem sai perdendo é quem realizou a venda.
A pessoa mal intencionada pede o produto, o recebe corretamente, mas para tirar vantagem alega que não recebeu.
Daí então o fornecedor tem que arcar com estorno e lidar com o prejuízo, ao passo que quem recebeu fica com a mercadoria e com o valor da devolução.
Endereços diferentes
O consumidor não precisa necessariamente escolher que o seu produto seja entregue no mesmo endereço do cadastro do seu cartão.
Se aproveitando disso, criminosos podem fazer pedidos no seu cartão para serem entregues em outro endereço antes mesmo que você ou o fornecedor desconfiem.
Phishing
Hoje em dia, somente com o seu nome, data de validade e código de segurança do cartão, os fraudadores já conseguem lhe trazer prejuízos.
Uma forma de eles conseguirem esses dados é através do “Phishing”.
Trata-se de uma forma de captar dados, em nosso caso dos cartões, onde os criminosos se passam por alguma instituição que tenha relação com as compras da vítima para solicitar esses dados.
Geralmente enviam e-mails, SMS ou Whatsapp. Por isso, tome cuidado e não saia fornecendo informações para qualquer contato.
Certifique-se primeiro que se trata de um contato seguro.
Como se proteger
Indícios
Existem vários indícios relacionados aos cartões de crédito que denotam um possível golpe.
Os indivíduos mal intencionados podem fazer vários pedidos para um mesmo endereço usando diferentes cartões de crédito em cada compra, ou podem também fazer vários pedidos para endereços de entrega distintos utilizando o mesmo IP de um dispositivo conectado à internet.
Na Black Friday, o que é mais comum de acontecer são as transações através de cartões de crédito com números muito parecidos.
Nesses casos, cabe aos bancos identificar a atividade suspeita e imediatamente entrar em contato com o cliente para atestar ou não o golpe.
Aprovação
Para conseguir rápida aprovação da compra, os indivíduos podem fazer a encomenda para o endereço cadastrado pela vítima, mas um tempo depois de conseguirem aprovação, ligam para alterar o endereço de entrega no local que preferem.
Por isso é tão importante acompanhar suas compras, principalmente nessa época, pois se você consegue detectar essa fraude, evita que a mercadoria seja entregue ao criminoso e que você arque com os prejuízos que poderiam ocorrer.
Monitoramento
Pode ser que na correria do dia-a-dia você não acompanhe com cuidado todas as transações e demais detalhes relacionados ao seu cartão de crédito, e saiba que é assim que os criminosos aproveitam para cometer os golpes.
De repente há um sinal fácil de ser identificado, principalmente hoje que controlamos nosso cartão de crédito na palma da mão.
Então, principalmente agora nesse período de Black Friday, não deixe de monitorar frequentemente qualquer detalhe da sua conta, pois um descuido simples pode fazer com que os mal intencionados consigam te gerar prejuízos.
Cartão de crédito virtual
Para evitar que ocorram esses problemas citados, utilize os cartões de crédito virtuais! Eles são gerados para você realizar apenas uma compra, depois o número do mesmo é invalidado impedindo os criminosos de utilizarem seu cartão virtual para pedir outros produtos.
Além disso, você pode gerá-lo do seu próprio aplicativo, ter as informações de compras registradas e a opção de bloqueá-lo e desbloqueá-lo quando quiser.
Cuidado com os parcelamentos
Quando se deparar com um preço muito bom e parcelamentos bem flexíveis, não fique deslumbrado! Redobre a atenção e veja o quanto poderá sair mais caro para você parcelar aquele produto dos seus sonhos em muitas vezes. A última coisa que queremos na Black Friday onde buscamos promoções e descontos é ser enganados, não é mesmo?
Procedência
É de extrema importância que você saiba onde está pisando no mundo virtual. Por isso, fique atento aos sites de compras, lojas virtuais e aplicativos em que vai realizar suas compras.
Para saber se um site de compras tem boa procedência acesse ao link www.registro.br/tecnologia/ferramentas/whois, digite o endereço do site o qual você acessou e saberá tudo sobre ele.
Recomendação
O uso do cartão de crédito na Black Friday deve ser feito com muito cuidado. Mas, é importante deixar claro que utilizar o cartão de crédito para fazer suas compras ainda é a forma mais segura!
Ao comprar com o cartão você consegue monitorar todas as informações das suas compras com praticidade, sem contar que tudo fica registrado nas instituições responsáveis. Com isso, qualquer atividade suspeita que foge do uso normal do seu cartão pode ser identificada e eliminada com maior facilidade.
Por último, lembre-se que você tem um orçamento a zelar. Por isso, vá com calma nas compras e realize com cuidado os cálculos necessários para não ficar apertado depois.
Quer dicas de como fazer esses cálculos? Acesse o nosso post sobre como fazer o orçamento pessoal.