Notas de cem dólares fazendo um círculo em volta da logo da rede social Twitter e do escrito da marca.

Elon Musk compra Twitter: entenda quais são as mudanças!

Veja como o ricaço Elon Musk comprou o Twitter e em que isso pode impactar o funcionamento da rede social e o aproveitamento dos usuários.

Foi confirmado nesta segunda-feira, 25 de Abril de 2022, que o multibilionário Elon Musk fez a compra da rede social Twitter por 44 bilhões de dólares.

Sendo assim, neste artigo você vai entender como aconteceu esta negociação, qual o motivo, o que pode mudar daqui pra frente e muito mais!

Elon Musk apontando para o nome e a logomarca do Twitter representando sua intenção de compra da rede social.

COMO FOI A COMPRA DO TWITTER

O Twitter anunciou oficialmente nesta última segunda-feira, 25 de Abril, que aceitou a oferta de compra feita por Elon Musk para adquirir a rede social.

O valor da venda do Twitter foi de 44 bilhões de dólares que equivalem a mais ou menos 215 bilhões de reais.

Além disso, o processo desta compra é tão grandioso que pode levar alguns meses para se concretizar.

Isto porque é preciso que os acionistas e alguns órgãos formalizem a aprovação desta venda, mesmo que a proposta já tenha sido aceita.

A oferta anterior aconteceu duas semanas antes, onde o valor era de 43 bilhões de dólares (em torno de 210 bilhões de reais) em dinheiro, desde que ele ficasse com controle total do Twitter.

No entanto, esta proposta não foi aceita de primeira, mas com poucos dias houve uma pressão dos acionistas que finalizou na venda da rede.

QUAL O MOTIVO De ELON MUSK TER COMPRADO O TWITTER

As opiniões de Elon Musk sobre o Twitter começaram há algum tempo, pois ele é um dos mais de 217 milhões de usuários da rede.

O multibilionário que também é fundador da SpaceX, uma empresa de transporte espacial, e da Tesla, empresa focada em energia limpa, vê muito potencial no Twitter.

De acordo com Musk, esse grande potencial da rede o atraiu para querer investir na “liberdade de expressão” que os usuários podem ter.

Sendo assim, a ideia é trazer melhorias nesta plataforma que reúne muitas ideias importantes para a sociedade, principalmente para a experiência do usuário.

COMO FUNCIONA A REDE SOCIAL

Em suma, assim como o Instagram e o Facebook, o Twitter é uma rede social onde você faz publicações de textos, fotos e vídeos.

Além disso, você também pode publicar links de outros locais, compartilhando ideias com os seus seguidores ou com quem possa ver o seu perfil.

Muitas das vezes as publicações feitas no Twitter podem estar em primeira mão, o que torna a rede um importante meio de comunicação.

Acima de tudo, a plataforma é um espaço onde você pode promover o seu negócio, notícias em geral ou opiniões pessoais.

O que muda no funcionamento do twitter

Em primeiro lugar, de modo geral, a ideia é otimizar a rede, fazendo com que ela desempenhe melhor a sua função e bata de frente com os concorrentes.

Para isso, vão acontecer mudanças em três pontos: moderação de conteúdo, verificação de perfil e algorítimo.

Veja logo em seguida o que pode mudar em cada um desses pontos e qual será o impacto causado.

Diminuir a moderação de conteúdo

Primeiramente, a moderação de conteúdo é um conjunto de diferentes regras criadas por cada empresa para definir o que pode ou não ser publicado.

Além disso, podem haver advertências ou punições, se alguma regra de publicação for desrespeitada pelo usuário.

Dentro deste ponto, em suma, a ideia de Elon Musk é flexibilizar esta moderação para assim as pessoas terem mais liberdade para publicar o que desejam.

Mudar a verificação de perfil

A verificação de perfil no Twitter dá à pessoa um selo azul como você já deve ter visto em perfis de pessoas públicas nas redes sociais.

Verificar um perfil é mostrar aos usuários que as publicações feitas nele são realmente vindas daquela pessoa ou de representantes autorizados.

Nesse sentido, a mudança no funcionamento desta verificação visa eliminar mensagens automáticas de robôs virtuais, tornando as postagens mais autênticas.

Deixar o algorítimo público

Em resumo, quando se trata de redes sociais, o algorítimo representa um conjunto de regras que cada rede define com relação ao seu funcionamento em geral.

É a partir dos algorítimos que se determina quais postagens serão mais entregues ou mais vistas, por exemplo.

O novo dono do Twitter pretende deixar públicas as regras que comandam o funcionamento da rede, fazendo com que as pessoas entendam melhor os efeitos das suas ações dentro da rede.