Vórtice de notas de dólar com uma moeda de euro ao centro.

Pela primeira vez em 20 anos, euro se equipara ao valor do dólar

Neste dia 12 de julho, o euro atingiu o mesmo valor do dólar. Veja a seguir o que causou essa queda e como isso afeta a economia mundial.

Neste dia 12 de julho, o euro atingiu o mesmo valor do dólar, fato que nunca ocorreu desde a criação da moeda europeia em 2002.

O dólar, que é conhecido como a moeda mais estável do mundo, valorizou 14% desde o início de 2022, em comparação com o euro.

Símbolo do dólar ao lado do símbolo do euro, com duas setas abaixo dos dois, simbolizando o euro se equiparando ao dólar.
Símbolo do dólar ao lado do símbolo do euro, com duas setas abaixo dos dois, simbolizando o euro se equiparando ao dólar.

No momento atual, a moeda europeia está valendo $ 1,01 dólar. Porém, nas negociações da semana retrasada chegou a $ 0,99. E, em 2021, valia $ 1,1316 do dinheiro americano.

Mas afinal, o que causou essa queda e como isso afeta a economia como um todo?

Recessão Econômica

Desde o dia 20 de fevereiro a Rússia está em guerra com a Ucrânia. Sabe-se que os russos são os principais fornecedores de gás natural da Europa.

No dia 10 de julho a Rússia desligou um dos principais gasodutos que levam energia para a Europa.

Afim de frear o risco de crise que um corte no abastecimento de gás russo representa para a economia da União Europeia, o euro sofreu a queda.

Notas de euro e dólar pela metade, formando uma só nota.
Notas de euro e dólar pela metade, formando uma só nota.

Até o momento, a interrupção é temporária, contudo, existe a possibilidade que seja permanente, haja vista as tensões provocadas pelo conflito entre os dois países.

Assim, a possível escassez de fontes de energia somada à inflação, favorecem um panorama de desaceleração econômica.

Vê-se portanto que a instabilidade política e econômica trazida pela guerra está impactando diretamente moeda europeia, o que levou o euro se equipara ao valor do dólar.

Euro x Dólar

Por conta da incerteza na Europa, os investidores priorizam as transações em dólar, que se valoriza a cada dia, em vista do crescimento das taxas de juros americanas.

Como consequência dos juros mais altos, os investimentos são atraídos para os Estados Unidos.

Uma balança equilibrada com bolo de notas de dólar em um prato e outro bolo de notas de euros no outro prato.
Uma balança equilibrada com bolo de notas de dólar em um prato e um bolo de notas de euros no outro prato.

Entretanto, isso também pode significar um freio nas economias em todo o mundo, haja vista que os investidores vão deixar os outros países de lado.

O dólar é visto como o porto seguro, assim as outras moedas acabam se desvalorizando nesse contexto de guerra, inflação e taxas altas de juros pelo Banco Central estadunidense.

Visto isso, quando o euro se equipara ao valor do dólar, não só afeta a economia dos Estados Unidos e Europa, também atinge o resto do mundo.

Como a baixa do euro afeta o Brasil?

Fizemos uma matéria com detalhes sobre quais serão as consequências da desvalorização do euro para a economia brasileira. Leia sobre clicando no botão a seguir: