Antes de saber o que acontece quando a taxa Selic aumenta, vamos entender o que é a Selic, o que ela faz e qual é a sua importância. A origem do nome da taxa intitulada como “Selic” é proveniente da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia.
Esse sistema é uma infraestrutura que atua dentro do mercado financeiro e é administrada pelo Banco Central. O objetivo dele é transacionar títulos públicos federais, isto é, fazer transações ou comercialização dos títulos.
Assim, a taxa média ajustada dos financiamentos diários realizados nesse sistema corresponde a taxa Selic. Então, a Selic funciona como a taxa básica de juros da economia.
selic e demais taxas de juros do brasil
Ela é o principal instrumento de política monetária usado pelo Banco Central para conseguir controlar a inflação do país.
Por causa disso, ela acaba influenciando todas as outras taxas de juros do Brasil, como, por exemplo, as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e, até, das aplicações financeiras.
A taxa vai se referir aos juros contidos nas realizações de empréstimos durante um dia entre as instituições financeiras que se utilizam de títulos públicos federais como garantia certeira.
O Banco Central opera, assim, no mercado de títulos públicos, objetivando que a taxa Selic efetivada esteja em contato com a meta da Selic, a qual foi definida na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC), o Copom.
IMPORTÂNCIA DA TAXA SELIC
Qual a importância da taxa Selic hoje? Bom, como vimos é ela que afeta toda ação comercial de financiamentos, empréstimos, transações bancárias e o rendimento dos juros no dinheiro aplicado nas contas, sejam elas digitais ou não.
Portanto, o percentual da taxa vai determinar o aumento ou a diminuição de quanto os bancos e/ou instituições financeiras conseguem captar. A partir do momento em que o BC decide aumentar ou diminuir o percentual da taxa Selic, ele passa uma mensagem.
Com o aumento, o aviso é para diminuir o consumo, já que essa medida faz com que os valores de empréstimos e transações financeiras elevem. O maior objetivo é frear o consumo, para evitar a alta da inflação.
Quando o BC diminui a taxa Selic, significa dizer que a inflação não representa um risco alto naquele momento e por isso, há uma certa estimulação do consumo, visando oferecer mais “mantimentos” à economia. A Selic hoje continua em 13,75% ao ano, tendo sido definida em 3 de agosto de 2022.
Inflação
É necessário ponderar um pouco mais sobre a inflação. Esse fenômeno determina o aumento generalizado nos preços ou na diminuição dele e de tudo o que a sociedade consome. Normalmente, o seu índice (da inflação) está atrelado ao preço da cesta básica, e ainda acaba refletindo em tudo o que é consumido.
O grande problema da inflação é o fato de que ela põe em risco o poder de compra dos consumidores. Isso porque ela afeta toda uma cadeia produtiva e de serviços, as quais geram um impacto enorme na economia do país.
No Brasil, a inflação é tida como um índice anual que tem influência em todo o processo econômico. Tanto é que, caso a inflação aumente em 3% ao final do ano, no ano seguinte o seu salário vai aumentar na mesma porcentagem, acompanhando-a para que seu poder de compra não diminua.
Taxa Selic hoje e a conta digital
O aumento da taxa Selic para 13,75% ao ano — o maior índice desde fevereiro de 2017 — é uma notícia péssima para a maior parte da economia brasileira, principalmente pelos altos preços no comércio e serviços que serão instaurados a partir de agora.
Mas, observando o lado positivo, quem possui conta digital em fintechs, ou seja, tecnologia financeira, como é o caso do Nubank, Mercado Pago, PagSeguro, Neon e C6 Bank, pode ver o seu dinheiro render um pouco mais.
A maior parte dessas contas digitais é reajustada pelo Certificado de Depósito Interbancário, ou como é mais conhecido: o CDI. Ele é um título tirado quando se está realizando operações interbancárias e, também, um dos principais indicadores de bons investimentos.
Na prática, uma conta que consegue render 100% da CDI ao ano, na verdade, obedece à Taxa Depósito Interbancário (DI), a qual segue fielmente a Selic. O imposto aplicado sobre as Operações Financeiras (IOF) acaba incidindo nos rendimentos das dívidas com um prazo inferior a 30 dias.
Como assim? O imposto, nesse caso, só será cobrado caso o investidor aplique seu dinheiro e faça o resgate antes mesmo de o investimento completar um mês, já que a partir de 30 dias não há mais a cobrança do IOF.
recomendações
Se você tiver dinheiro aplicado nos bancos ou instituições financeiras digitais, deixe ele onde está. O aumento da Selic afeta diretamente as taxas de juros, de financiamento e de transações bancárias.
No caso das fintechs, a tendência é que o dinheiro renda no mínimo 100% do CDI. Então, o aumento da Selic também vai fazer o CDI aumentar, e o risco do seu investimento diminui mais ainda.
Caso seu dinheiro ainda não esteja no banco digital, coloque. Quando der a alta na Selic, isso implica em ser o melhor momento para fazer investimentos nas fintechs. Então, se tiver a chance, aproveite.