É extremamente comum que as pessoas precisem de um empréstimo para organizar os mais diversos setores de suas vidas ou necessitem de comprar algum produto ou serviço a prazo.
Para alcançar estes dois objetivos, é necessário que se tenha alguma credibilidade, mostrando que o pagamento costuma ser feito em dia. O score, medido pelo Serasa, é uma boa forma de fazer isso.
Muitas pessoas nem sabem que essa forma de pontuação existe e ficam extremamente confusas quando esse assunto vem à tona. É crucial saber mais sobre o que é o score, como aumentá-lo e em quanto tempo é possível realizar esse feito.
O que é score?
A palavra “score” geralmente é usada em contextos em que é necessário medir uma pontuação, como em jogos, por exemplo.
O score serasa não se diferencia desse conceito pois ele também representa uma pontuação, dada de 0 a 1000 pelo Serasa, a principal empresa brasileira de medição e análise de informações para decisões de crédito.
O serasa score é usado pelas mais diversas empresas na hora de disponibilizarem um empréstimo ou liberar a compra de produtos a prazo. Quanto maior for o valor desse score, melhor pagador aquela pessoa é.
como funciona a pontuação?
É possível dividir o score em três partes, separando em score baixo, score médio e score alto. O baixo vai de 0 a 300, e quem está com esta pontuação dificilmente conseguirá algum crédito.
O médio vai de 301 a 700 e pessoas com essa pontuação geralmente passam por outras análises para conseguir crédito. Já o alto vai de 701 até 1000 e essa pontuação costuma garantir um bom crédito.
como consultar o seu score de crédito?
A realização do serasa score consulta é bem simples e pode ser feita de maneira online. Para isso basta acessar o site da Serasa, clicar em “Consulta CPF Grátis”, digitar o CPF e informar a senha.
Se o usuário ainda não tiver conta no site, ele precisará fazer o cadastro, fornecendo algumas informações e criando uma senha.
Com esse passo realizado, o próprio site fornece o valor do score ao usuário. O cálculo é feito automaticamente pelo sistema na hora do acesso e é possível consultar score sempre que for desejado, para isso, basta seguir novamente o passo a passo explicado.
Dicas para aumentar o score
Em primeiro lugar, ter um score alto é, de fato, muito positivo. Por isso, várias pessoas procuram formas de aumentar esse score rapidamente, na maioria das vezes com o intuito de conseguir um empréstimo ou fazer alguma compra parcelada.
Assim, a pergunta “de quanto tempo eu preciso para aumentar meu score?” acaba surgindo com frequência. A verdade é que para aumentar esse score é preciso reservar pelo menos 30 dias de antecedência para dar tempo de o sistema do serasa entender que o solicitante está se tornando um bom pagante.
Para conseguir aumentar o score é crucial seguir as seguintes dicas:
Dados atualizados
A mudança de dados financeiros e pessoais não é uma situação muito difícil de ser encontrada. Devido a recorrência e a burocracia, muitas pessoas acabam deixando de atualizar seus dados junto ao Serasa.
Essa falta de atualização acaba gerando inconsistências financeiras que podem diminuir o score, mesmo que a pessoa em questão esteja mantendo suas contas em dia.
Atualmente, existem uma série de ferramentas que fazem com que essa atualização de dados possa ser realizada de maneira rápida e fácil. É possível fazer a mudança de informações por meio do site ou do aplicativo.
A atualização de dados é um dos passos mais importantes para aumentar o score, pois essa é uma das únicas formas de mostrar ao Serasa que todos os outros passos estão sendo realizados.
Quite suas dívidas
Quanto maior for o número de dívidas, menor será o score serasa. Esse score acaba sendo ainda mais baixo quando essas dívidas estão vencidas, são de muito tempo e acumularam juros severos que tornam a dívida mais cara.
Assim, o primeiro passo para aumentar o score é quitar todas as dívidas e limpar o nome. Entretanto, muitas vezes essas dívidas se acumulam e o seu valor fica muito alto, sendo quase impossível de alguém quitar tudo de uma vez só.
Esse é o passo mais importante na hora de aumentar o score, e para solucionar esse problema, é possível fazer negociações caso o pagamento seja à vista. Calcule todas as dívidas atrasadas e ligue para cada um dos credores para tentar fazer uma negociação que seja boa para ambas as partes.
Evidencie a sua movimentação de dinheiro
Para ficar claro que você é um bom pagador, é preciso mostrar que está pagando suas contas. Isso porque não é possível mostrar que você paga as contas sem ter contas para pagar. Para aumentar o score, é positivo ter muitas contas (pagas) em seu nome.
É interessante passar as contas essenciais (como água, luz, energia) que são pagas em dia para o nome das pessoas que querem aumentar o score. Essa é uma forma de mostrar que as contas estão sendo pagas dentro do vencimento.
Cadastro Positivo
O Sistema Positivo é um software que vai acompanhar todas as movimentações financeiras de uma pessoa. Assim, estará guardado nesse sistema absolutamente todas as contas, mostrando se o pagamento foi realizado e a data, além de guardar todas as transações de dinheiro dessa pessoa.
Fazer um Cadastro Positivo é uma boa estratégia para aumentar o score, pois ele faz uma “confirmação” de que as contas dessa pessoa estão sendo pagas e mostra ao Serasa como essa pessoa lida com dinheiro. Além disso, o Cadastro Positivo é sério no mercado de crédito, servindo como uma maneira de gerar credibilidade.