Ao contrário dos EUA, a Black Friday no Brasil não é um evento de somente um dia de duração.
Aqui é comum ver lojas que aderem a uma semana ou até mesmo a um mês desse evento, ampliando assim suas promoções e consequentemente maximizando os lucros.
Nesse sentido, esse ano, a Black Friday terá início em 25/11, na 4ª sexta-feira do mês de novembro.
Dito isso, veja a seguir como você, cliente, pode aproveitar essa Black Friday mantendo sua saúde financeira, além de dicas de maximização de vendas para os lojistas.
A Black Friday
A Black Friday é um fenômeno criado pelos Estados Unidos, que teve início na década de 1960 e é vista em quase todos os países atualmente.
Falando da Black Friday brasileira, o e-commerce sempre reinou desde 2010, principalmente durante a recente epidemia da Covid-19.
Nesse período, as vendas virtuais cresceram 27% em relação ao que eram antes da crise sanitária, haja vista o fechamento obrigatório dos estabelecimentos presenciais.
Visto isso, conforme um estudo realizado pelo IDC (Corporação Internacional de Dados) a pedido da Infobip (empresa de telecomunicações global), mais de 85% dos brasileiros compraram de forma online desde o começo da pandemia.
Os principais motivos disso giram em torno da praticidade e facilidade que a internet proporciona nesse momento, além de ser mais seguro dada a situação mundial de saúde.
Ademais, a internet possibilita que, com alguns cliques, o consumidor saiba tudo sobre a empresa e o produto desejado, por meio de avaliações e resenhas de clientes que já o compraram.
Assim, as maneiras de comprar e vender se diferenciaram bastante das do varejo, visto que, no ambiente virtual, entram diversas outras variáveis nesses processos.
Dicas para os lojistas
Destacando uma das variáveis citadas acima, temos o marketing, que nessa época é extremamente importante.
Essa relevância se dá pela quantidade de concorrentes infinita, haja vista que existem lojas de todo país num mesmo ambiente, que é a internet.
Sendo assim, para se destacar em meio a isso, as propagandas e promoções precisam ser realmente atraentes para os clientes a ponto deles escolherem seu comércio em meio a tantos outros que ofertam aquele mesmo produto.
Para isso, uma série de fatores precisam ser avaliados, tais como preço, perfil da clientela e divulgação da loja.
Marketing x Redes Sociais
No mundo atual, a necessidade de um perfil comercial nas redes sociais é fundamental para o sucesso de um negócio.
Dessa forma, a primeira dica é: pesquise em qual das diversas mídias sociais o seu comércio se daria melhor.
Isso é importante por que cada uma das redes tem públicos e particularidades diferentes, o Tik Tok, por exemplo, é excelente para resenhas curtas e objetivas.
Já o Instagram é uma “vitrine virtual” pela qual você publica fotos dos seus produtos e serviços no seu feed de notícias e nos chamados “stories”.
No caso do Facebook, a rede acumula o dobro de usuários em comparação ao Instagram. O público que navega nele varia entre todas as idades.
Logo, ele se torna uma rede social mais abrangente. Dessa forma, se seu produto se encaixa na vivência de faixas etárias variadas, essa rede é ideal.
Por fim, o YouTube permite que você realize parcerias com pessoas relevantes que falam sobre aquele tipo específico de produto ou serviço e influenciam seu público a adquiri-lo.
Um detalhe importante é se manter sempre em contato com seus clientes, através dos comentários e respondendo rapidamente a mensagens diretas, garantindo um bom suporte.
A segunda sugestão tem a ver com a transparência. Não é bom que você tente maquiar, colocar promoções mentirosas ou que não são tão atrativas para o público.
No mundo contemporâneo, existem diversas formas de se informar sobre qualquer coisa, incluindo a credibilidade de uma loja.
Sites como o ReclameAqui e plataformas de comparação de preços tem grande relevância para os consumidores na hora de adquirir algo, principalmente na Black Friday. Então, fique atento.
previsão de produtos mais procurados
Nessa Black Friday 2022, alguns produtos serão mais requisitados que outros, sendo eles:
- Roupas e acessórios: 34%
- Smartphones: 33%
- Eletrônicos: 33%
- Calçados: 27%
- Eletrodomésticos: 27%
- Perfumes e cosméticos: 26%
- Computadores: 23%
- Móveis: 20%
Dicas para os consumidores
Você que pretende aproveitar a Black Friday 2022, nós aqui da Fimaster temos algumas dicas para que suas compras sejam feitas da melhor forma possível!
Dica n° 1: Pesquise a fundo sobre a loja e o produto que você deseja adquirir. Veja preços anteriores, avaliação de clientes e resenhas detalhadas sobre eles.
Dica n° 2: Adquira o hábito de seguir a loja nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e promoções relâmpago que normalmente acontecem nessa época.
Dica n° 3: Tenha cuidado com as dívidas. Sabemos que existem diversas formas de pagamento, dentre elas estão os cartões de crédito.
Para fugir do endividamento a dica é avaliar as condições ofertadas pela loja. Juros, número de parcelas e previsão de primeiro pagamento são alguns fatores importantes a serem considerados.
Entretanto, ter um bom cartão de crédito, que te ofereça vantagens como: acúmulo de milhas, cashback e descontos em produtos, é uma mão na roda para quem deseja comprar nessa Black Friday 2022.