O Home Office é uma novidade na sua vida profissional? Confira 6 dicas para aumentar sua produtividade e se relacionar melhor com essa novidade.

Home Office: 6 dicas para aumentar a sua produtividade.

Entenda nesse artigo como você pode usar o "trabalhar em casa" a favor de sua produtividade! Siga as dicas para ter melhores resultados.

Muitas empresas e pessoas já adotavam o Home office como forma de trabalho antes mesmo da pandemia do novo coronavírus.

No entanto, pode ser que seja uma novidade para você que nunca trabalhou em casa e agora precisa saber lidar melhor com esse novo desafio.

Saiba que já havia uma forte tendência mundial de crescimento do trabalho remoto, e pode ser que essa tendência seja fortalecida, agora que existem mais pessoas trabalhando de maneira remota.

Além disso, diante desta crise, muitas pessoas que perderam seus empregos ou que estão com mais tempo disponível, pelo fato de já acordarem no imóvel que irão trabalhar, estão enxergando e trabalhando em oportunidades de criar novas fontes de renda sem precisar sair de casa.

Consequências do home office

Visto que existem inúmeros tipos de constituições familiares, profissões, vidas sociais e moradias, apresentaremos algumas consequências do home office na vida dos profissionais, de forma que identifique o que é vantagem ou desvantagem para você, de acordo com suas particularidades.

Deslocamento

  • Dependendo das distâncias, você pode ganhar até horas a mais no seu dia, devido à falta de deslocamento.
  • Evita também que você fique estressado ou mentalmente e fisicamente cansado.
  • Se houver algum problema urgente em sua casa, você já estará no local para resolver.
  • Você não corre riscos provenientes do deslocamento

Custos

  • Sem custos de deslocamento tanto para a empresa quanto para os colaboradores
  • Sem custos fixos para a empresa, como, aluguel, água e energia por exemplo. Ao passo que, estes mesmos custos fixos podem aumentar para a pessoa que está trabalhando em casa
  • A empresa ou o próprio colaborador pode precisar gastar com ferramentas para que o ambiente doméstico fique mais adaptável ao trabalho

Produtividade

  • A produtividade pode aumentar ou diminuir, dependendo da disciplina e concentração que a pessoa terá em sua residência
  • Existem pessoas que moram sozinhas e por isso têm mais facilidade em se manterem focadas. Já outras têm mais pessoas morando no recinto, inclusive crianças também obrigadas a ficar em isolamento e que possam necessitar de maiores cuidados. Isso pode fazer com que o foco seja divido entre trabalho e cuidados com dependentes.  
  • Pode ser que você não tenha ferramentas de trabalho disponíveis no ambiente em que você está adaptado neste momento. Pode faltar internet de qualidade, pessoas para te auxiliar presencialmente, telefones ou computadores.
  • Muitos recursos existentes em sua residência que não existem no seu trabalho podem te distrair e comprometer sua produtividade, como, televisão, música, acesso à internet de forma mais livre e demais coisas do tipo.

Vida Social

  • Pode ser que o único lugar que você tenha para se socializar seja o seu trabalho. De repente você não tem família, mora sozinho, ou não costuma sair no seu tempo livre. Visto isso, pode ser que trabalhar em isolamento seja uma desvantagem para você
  • Ao mesmo tempo, pode ser que você seja uma pessoa que não tenha um bom convívio presencial com pessoas do seu trabalho, e esse contato estritamente virtual pode trazer mais harmonia para seu período de trabalho.  

Dicas para encarar o novo desafio!

Independente do trabalho remoto trazer mais vantagens ou desvantagens para o seu caso em particular, você precisa encarar a novidade.

Portanto, para te ajudar a lidar melhor com esta nova realidade profissional, trouxemos algumas dicas para que você possa driblar os desafios que surgem neste processo.

1. Na medida que sua realidade permitir, defina um ambiente de trabalho a partir das seguintes regras: menor ou nenhuma circulação de pessoas, ferramentas e mesa de trabalho disponíveis de forma fixa, temperatura agradável, sem distrações, cadeira confortável para sua postura mas que não te deixe à vontade a ponto de perder o foco.

Se tiver que dividir o ambiente doméstico com mais pessoas, se dividam em cômodos, de formar que ninguém atrapalhe ninguém. Não pode ser um local em que você se acomode demais.

2. Procure manter a mesma rotina de trabalho, de modo que, se você precisar voltar a trabalhar fora, não sofrerá com uma readaptação.

Liste quais eram todos seus horários em tempos normais, e tente segui-los também no ambiente do seu lar como se estivesse no local de trabalho.

Isso tudo incluindo horários de intervalos, refeições e até mesmo o horário de deslocamento.

Por estar em casa, pode ser que você tenha que realizar tarefas domésticas, como por exemplo, fazer almoço.

A dica é que você faça a comida em um outro horário que não seja o de trabalho, de modo que só precisará esquentar depois.

As refeições são essenciais para o seu período profissional, porém outras tarefas como, lavar louça, passar roupa, varrer a casa, podem ser feitas em outro momento.

3. Mantenha o compromisso com o trabalho até mesmo na vestimenta. Você não precisa colocar a roupa formal de trabalho, como um terno ou um uniforme, mas esteja vestido de uma forma que, se precisar sair para resolver algo, você já estará devidamente preparado, de forma que não perca tempo se arrumando.

A importância disso é que ajuda você a consolidar a ideia de que está no modo trabalho, como se estivesse ativando um botão.

Ficar de pijama ou com roupas mais confortáveis pode fazer com que você perca a disciplina necessária para trabalhar.

4. Defina suas tarefas do trabalho, bem como suas prioridades, de forma adaptável à situação home office.

Já que não haverá contato pessoal com seu chefe, você pode sugerir a ele um dia ou horário no intuito de estabelecer o que já foi e o que precisará ser feito, definindo prazos e importâncias, além de adaptar tudo isso à sua nova disponibilidade.

Desta forma, seu dia ficará mais organizado e sua produtividade vai ser otimizada. Saiba também como tornar seu dia mais produtivo clicando aqui.

5. Deixe claro para quem mora com você, vizinhos e conhecidos que você está 100% focado naquele período de tempo.

Muitas pessoas tendem a achar que quem está trabalhando em casa vai estar flexível e disponível para qualquer tarefa a qualquer hora do dia.

Desse modo, é muito importante que você esclareça isso bem no início para não correr riscos de ser acionado para fazer algo que não é urgente e que outras pessoas que não estejam trabalhando possam realizar.  

6. Por estar dentro de sua residência e longe do ambiente de trabalho, pode ser que você não tenha nenhuma supervisão.

Nessa hora, você é que deve se supervisionar, de modo que não procrastine nem se distraia perdendo tempo só porque não tem ninguém olhando.

Evite estar perto da televisão, e não use o celular e a internet em funções alheias ao seu trabalho.