O autoatendimento é uma tendência forte para o futuro, inclusive para o varejo. Saiba como funciona esse sistema e veja as vantagens.

Autoatendimento nos supermercados: saiba mais!

O autoatendimento é uma tecnologia com forte tendência de alta, inclusive nos supermercados. Saiba mais sobre esse sistema e veja as vantagens que representa.

Em suma, o autoatendimento é uma máquina em que o próprio cliente resolve o que precisa, sem a ajuda de outras pessoas.

A seguir, vamos falar do autoatendimento nos supermercados, onde parece ser uma ferramenta que vem trazendo grandes mudanças.

O autoatendimento é uma tendência forte para o futuro, inclusive para o varejo. Saiba como funciona esse sistema e veja as vantagens.

Como funciona o autoatendimento?

No varejo, o autoatendimento é um equipamento eletrônico que permite que cada cliente passe o código de barras de suas compras e pague por elas.

Em primeiro lugar, a pessoa passa o código de barras de cada produto pelo leitor óptico.

Depois do registro, o próximo passo é embalar as compras em sacolas que ficam no próprio autoatendimento.

Então, o sistema confere automaticamente se o peso do produto que o cliente embalou é o mesmo que foi registrado.

Se no final os pesos não forem iguais, acontece um bloqueio e o supervisor recebe um aviso.

Caso esteja tudo certo, basta o cliente pagar sua compra, geralmente com cartão, e fim do processo.

Alcance mundial

A tecnologia de autoatendimento já existe há algum tempo, principalmente nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Mas, hoje em dia está presente em grande parte do mundo, inclusive no Brasil.

Aos poucos, as grandes redes de supermercados que atuam em nosso país estão adotando essa novidade.

Segundo o jornal Estadão, uma pesquisa do Ibope com 2.000 pessoas mostra que o consumidor tem esperado por essa inovação.

Nesta pesquisa de 2019, 86% dos entrevistados dizem que é o serviço mais esperado nos supermercados em um futuro próximo.

Isso mostra que a grande maioria das pessoas que passaram pelo autoatendimento acharam o serviço vantajoso.

Por isso, veremos a seguir algumas vantagens desse serviço no varejo.

Vantagens do autoatendimento

Experiência de compra: ao encontrar mais praticidade e rapidez em suas compras, o cliente fica mais satisfeito.

Como resultado disso, os supermercados aumentam as chances do cliente voltar a comprar em seu local.

Filas mais rápidas: juntando os caixas e o autoatendimento, as filas se dividem melhor.

Assim, surgem filas menores e um fluxo melhor de pessoas dentro dos supermercados.

Menos despesas: um corte de pessoal por causa do autoatendimento, pode trazer menos custos para o supermercado.

Mas, buscando o lado bom para todos, o lugar também pode mudar os funcionários dos caixas para outras funções.

Assim, vão ter mais esforços em outras atividades e o supermercado economiza em custos de operações.

Boa imagem: o sistema também ajuda muito para melhorar a imagem do supermercado.

O ambiente fica mais espaçoso e a tecnologia avançada chama mais clientes, porque traz uma ideia de investimento em melhorias.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que o autoatendimento é uma excelente tecnologia a ser usada no varejo.

Sem contar que o bom uso desse sistema pode ser um benefício para todos.

Isso porque clientes ficam mais satisfeitos com comodidade e rapidez, e funcionários podem ser mais atuantes no trabalho.

Além disso, os supermercados têm mais ganhos e menos despesas, o que torna esse investimento lucrativo.

Veja também em nosso site 10 profissões que podem acabar e 10 profissões que estarão em alta, em um futuro próximo.