Bloquear cartão talvez seja uma das situações mais chatas que acontecem, já que geralmente ocorre por motivo de perda, roubo ou algum tipo de extravio.
Cancelar ou bloquear o cartão, faz com que, durante certo período de tempo, você fique sem esse serviço, esperando a segunda via do cartão chegar.
Além disso, um outro complicador é que nem todos os bancos possuem formas intuitivas e fáceis de realizar o bloqueio.
Por isso, separamos algumas dicas e informações para te auxiliar nesse processo que é o bloqueio do cartão.
A situação de necessitar o bloqueio do cartão, apesar de chata, provavelmente acontecerá com todo mundo, pelo menos uma vez na vida.
Principalmente quando a pessoa possui mais de um cartão em bancos diferentes, essa tarefa que talvez pareça simples, acaba se complicando, já que diferentes bancos possuem formas distintas para bloquear o cartão.
Logo, segue abaixo as situações nas quais você é orientado em realizar o bloqueio e também como deve ser feito para realizá-lo dentro dos principais bancos.
Em quais situações é preciso bloquear cartão?
Confira em quais situações você deve realizar o bloqueio do seu cartão:
Perda
Não lembra, ou não sabe onde está seu cartão de crédito? A melhor coisa a se fazer é bloquear o cartão e pedir uma segunda via.
Alguns bancos não cobram pela emissão de um novo, já que esse valor já está dentro da anuidade do cartão, mas fique atento a essa possibilidade.
Roubo
Em caso de roubo, ou furto, a primeira coisa que deve ser feita, quando possível, é bloquear os seus cartões.
Logo após isso, realize o boletim de ocorrência. Em muitos casos, o roubo de uma carteira ocorre junto com o celular, o que impossibilita o bloqueio de forma rápida, por isso o boletim de ocorrência é fundamental.
Com esse documento em mãos, é possível tentar negociar com o banco para que o valor gasto durante esse período seja reavido.
Nos casos de furto (que é um roubo, sem nenhum tipo de violência ou ameaça), é possível realizar o BO de forma online, mas isso varia de cidade para cidade.
Atente-se: ao cancelar cartão roubado realizará o encerramento do seu vínculo com o banco. Portanto, a opção correta, nesses casos, é apenas realizar o bloqueio dele.
Extravio
Nos casos de extravio (quando o seu cartão “se perde” no caminho até você), é bastante importante ficar atento.
Existem alguns golpes de interceptação de cartão, e para não ser mais uma vítima, você deve sempre manter seus dados bancários em sigilo.
Normalmente os bancos não irão pedir nenhum tipo de senha através de um contato por telefone.
Apesar disso, nem sempre casos de extravio estão relacionados a golpes, é bastante comum que seja por motivo de erro no endereço, ou alguma questão do próprio serviço de entrega.
Portanto, não forneça seus dados a ninguém, fique atento à entrega do seu cartão e nunca realize o desbloqueio deste antes de tê-lo em mãos.
Nesses casos, para bloquear cartão você deve contatar o banco e solicitar a emissão de um novo.
Como bloquear cartão de crédito nos bancos mais conhecidos?
A tarefa de bloquear o cartão é muito simples, mas por desconhecimento dos clientes pode se tornar uma “missão impossível”.
Portanto segue abaixo um tutorial de como realizar o bloqueio do seu cartão, em diversos bancos.
Bradesco
O bloqueio de cartões do Bradesco é realizado pelo telefone, mas existe a opção dentro do app.
Contudo, utilize os números: 0800 727 9988; 0800 724 8383, para solicitar o bloqueio.
Através do chat (no app ou site do banco) é possível realizar o bloqueio, a BIA (Inteligência artificial do Bradesco) irá te orientar nesse processo.
Banco do Brasil
No Banco do Brasil, são os mesmos moldes. É possível realizar o bloqueio pelo SAC, através do número: 0800 729 0722, mas também poderá ser realizado de forma mais ágil, pelo app.
Confira as instruções abaixo de como bloquear o cartão pelo app:
- Abra o aplicativo do banco;
- Menu principal;
- Selecione a opção cartão ou cartões;
- Aparecerá “liberar ou bloquear cartão”;
- Selecione “bloquear”;
- Digite o número do cartão;
- Aperte ok e o aplicativo irá te instruir ao próximo passo.
Caixa Econômica Federal
Diferentemente dos demais bancos, a Caixa não oferece o bloqueio definitivo do cartão.
Em caso de furto ou roubo, recomendamos fazer o bloqueio temporário pelo app, mas que deve ser comunicado assim que possível, via ligação.
Portanto, você deverá ligar, de qualquer modo, mas fique atento: os números de contato mudam de acordo com o seu cartão. Confira abaixo:
- Cartões Azul, Nacional, Internacional e Gold: 4004 9009 ou 0800 940 9009;
- Cartões Platinum, Black e Infinite: 4004 9001 ou 0800 940 9001;
- Cartão Empresarial: 4004 9008 ou 0800 950 9008;
- Cartão Múltiplo: 0800 726 0101.
Ainda existe a opção de realizar o bloqueio presencialmente, indo até uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitando a realização do procedimento.
Santander
No Banco Santander o bloqueio do cartão pode ser feito de forma ágil, diretamente no aplicativo. Para realizá-lo, siga as instruções:
- Abra o app do banco;
- Selecione “proteção”;
- Clique em “perdi/roubaram meu cartão”;
- Realize o bloqueio.
A partir desse momento, em instantes, seu cartão estará bloqueado.
Itaú
Bloquear cartão do Itaú é um procedimento que pode ser facilmente realizado através do app, com o seu número da agência, conta e senha eletrônica.
Na tela do seu internet banking pesquise por “Bloquear cartão de crédito”. Após realizar o bloqueio, é possível já solicitar uma nova via do seu cartão.
Se você preferir, o atendimento pelo telefone também é uma opção, segue os números de contato:
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828;
- Outras regiões: 0800 970 4838.
Nubank (e outros bancos digitais)
O Nubank, assim como em diversos outros bancos digitais, possuem uma aba referente aos cartões.
Dentro desse espaço, o internet banking te permite bloquear, alterar senhas e até mesmo solicitar um novo cartão.
Contudo, a opção por telefone vai demandar mais tempo e paciência.
Logo, em bancos como o Nubank, Inter, Next e vários outros que se denominam “bancos digitais”, o procedimento de bloquear cartão e solicitar um novo, será feito dessa maneira.
Observação: Em alguns casos a ação de bloquear cartão, vem diretamente do banco. São eles:
- Falta de pagamento da fatura;
- Movimentações em locais atípicos;
- Movimentações pequenas e de forma consecutiva;
- Compras atípicas;
- Transações com valores acima do comum para o cliente;
- Encerramento da conta;
- Algum tipo de manutenção que realize o bloqueio de modo involuntário;
- Diversas tentativas consecutivas de compra utilizando a senha incorreta.
Sendo assim, lembre-se, o bloqueio do seu cartão pode ser feito de forma rápida e prática pelo app de alguns bancos, mas seu cartão pode ser bloqueado pelo próprio banco.
Por fim, lembre-se de evitar tentar passar compras no seu cartão por 2 ou mais vezes consecutivas após errar a senha. Isso normalmente faz o banco, de forma automática, bloquear o cartão.