O Cheque Especial é uma espécie de empréstimo bancário muito famoso e polêmico. Portanto, existem cuidados a serem tomados com este tipo de crédito.
Neste artigo você vai conhecer melhor o funcionamento do cheque especial, suas desvantagens e como fazer para não ter problemas com ele.
o que é o cheque especial?
O cheque especial surgiu nos anos 80 com intuito de ser um valor que cobrisse um cheque sem fundo ou dívidas com parcelamentos pagos com cheque.
Dessa forma, este meio de pagamento começou a ser mais aceito, pois trazia segurança de recebimento entre os comerciantes.
Hoje em dia podemos entender o cheque especial como uma extensão do seu saldo bancário, em forma de crédito pré-aprovado pelo banco.
como funciona?
Existem pagamentos que fazemos usando o nosso saldo bancário como, por exemplo, débitos automáticos, cheques e compras com cartão de débito.
Quando o saldo da conta não é suficiente para realizar um pagamento, existe a opção de se usar o cheque especial que vai cobrir o restante ou até mesmo o total do débito.
Usar este tipo de empréstimo oferecido pelos bancos é muito fácil, pois ele fica disponível até de forma automática tanto para fazer pagamentos quanto para saques.
quais são as desvantagens?
A facilidade de aprovação e uso do cheque especial podem até ser considerados “vantagens” deste tipo de crédito, mas esta utilização tem consequências negativas graves.
Veja a seguir as desvantagens causadas pela contratação do cheque especial, principalmente se você não conseguir quitá-lo de forma rápida e sem se endividar mais.
Custo Efetivo Total (todas as taxas) muito elevado |
Geração de maus hábitos financeiros |
Dívida cresce diariamente, ou seja, de forma muito rápida |
Ilusão de uma condição financeira maior que a real |
Diminuição no Score de Crédito |
Risco de se endividar mais ainda para pagar o cheque especial |
como não cair no cheque especial?
Felizmente existem várias ações que evitam o uso do cheque especial, e a primeira que vamos falar é a de ter a sua reserva de emergência.
Muitos especialistas consideram normal usar o cheque especial para urgências, mas se você tiver uma reserva financeira, não vai precisar recorrer ao uso deste recurso.
Por outro lado, pode ser que você ainda não leu nosso conteúdo sobre como construir sua reserva de emergência, e por isso talvez não tenha uma ainda.
Então, em casos de muita necessidade, busque outras alternativas de crédito mais em conta como, por exemplo, cartão de crédito sem anuidade ou empréstimo pessoal com juros baixos.
Por fim, combinado a qualquer uma das ações acima, você pode pedir para o seu banco cancelar o acesso automático ao cheque especial, distanciando você da facilidade em usar este produto de crédito.
Não se esqueça de sempre ter um bom planejamento financeiro para não ser pego de surpresa com as suas contas e dívidas.
como sair do cheque especial?
Caso você já tenha entrado no cheque especial, fique tranquilo pois existem diversas maneiras de sair desta situação.
Uma delas é usar a sua reserva de emergência, caso você tenha uma. Assim, é possível atender a uma urgência com um dinheiro que você não vai pagar juros pelo uso dele.
Outra alternativa é pegar um empréstimo com juros bem mais baixos e quitar sua dívida com o cheque especial.
Parece estranho trocar uma dívida por outra, mas quando a escolhida é mais barata e ainda te livra de uma bola de neve, esta é uma ótima opção.
Por fim, entre as principais soluções está você fazer uma renegociação da sua dívida com o banco. Quer saber mais como proceder? Acesse nosso conteúdo no botão a seguir!