- Como funciona nosso sono
- Importância de dormir bem.
- Cuidados que devem ser tomados para um sono de qualidade.
Em um dia a dia cada vez mais agitado, onde as pessoas precisam trabalhar, estudar, ter um momento de lazer, e com a existência de inúmeras outras possibilidades para se aproveitar o tempo em que está acordado, dormir bem fica em segundo plano.
Apesar disso tudo parecer coerente, saiba que não é! Um ou mais períodos de sono ruins podem prejudicar o seu corpo e a sua mente a ponto de você não realizar as atividades diárias de forma eficiente a curto, médio ou longo prazo.
Apesar de o sono representar em média um terço do nosso período de vida, dormir bem é muito importante para a produtividade, e para a saúde física e mental, ou seja, é importante para vivermos bem estes outros dois terços de vida que temos.
Para entender como funciona nosso sono e tudo o que está por trás desse importante período do nosso dia a dia, de forma que você possa aprender como dormir com mais qualidade, acompanhe o artigo.
Como funciona nosso sono
Em média demoramos de 15 a 30 minutos para pegar no sono, e esse é dividido em ciclos, de modo que cada ciclo desempenha um papel importante para garantir a qualidade do nosso sono.
Um ciclo é composto por várias fases, sendo as principais: REM – Rapid Eye Moviment, em português: “Movimento Rápido dos olhos”, e NREM ou Não REM.
Na fase NREM, o indivíduo fica com as atividades mentais e físicas bem lentas e tranquilas. Esta fase predomina em cerca de 75% do período de um sono bom.
Já a fase REM é quando a pessoa vai saindo do sono profundo da fase Não REM e entrando em um modo mais consciente e ativado.
É nesta fase que vamos armazenando o que aprendemos na memória e também que acontecem os sonhos.
Cada ciclo de sono dura em média 90 minutos, e de acordo com a idade você pode saber quantos ciclos em média cada pessoa costuma dormir.
- Recém Nascidos = 13 ciclos do sono (19 a 20 horas/dia)
- Crianças até 10 anos = 7 ciclos (10 horas/dia)
- Adolescentes = 5 ciclos (8 horas/dia)
- Adultos = 4 a 5 ciclos (7,5 horas/dia)
- Idosos a partir dos 60 anos de idade = 4 ciclos (6 horas/dia)
Estas são médias gerais, você pode precisar de uma quantidade maior ou menor de ciclos para se sentir melhor após um período de sono.
Importância de dormir bem
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 45% da população mundial sofre com distúrbios do sono, e esses distúrbios podem causar diversos prejuízos.
Por isso é importante que você entenda alguns malefícios que podem surgir caso durma mal, e alguns benefícios de quando se dorme bem.
Alguns prejuízos que podem ser potencializados quando dormimos mal
- Obesidade
- Diabetes
- Cansaço crônico
- Problemas digestivos
- Afeta as funções cognitivas
- Aumento das chances de desenvolvimento de ansiedade e depressão
- Envelhecimento precoce
- Alteração hormonal
Alguns benefícios que podem ser potencializados quando dormimos bem
- Melhora da disposição física
- Diminui as chances do desenvolvimento de ansiedade e depressão
- Melhora das funções cognitivas, e como consequência melhora da produtividade
- Regulação dos hormônios
- Combate a hipertensão
- Diminui o estresse
- Diminui chance de doenças cardiovasculares