Em algum momento da vida muitas pessoas já precisaram de crédito seja para fazer cartão em uma loja, financiar carro ou imóvel.
Muitas vezes foram pegas de surpresas com uma mensagem dizendo sobre o nível de Score sem ter ideia do que é isso.
Em suma, a pontuação do score ajuda na credibilidade da liberação de crédito.
Além disso, esses pontos são essenciais e beneficiam a movimentação da economia, possibilitando compras e vendas de diversos valores sem dinheiro físico.
Se você não tem ideia do que seja a pontuação de crédito, chegou nesse artigo para entender melhor e, por consequência, organizar a sua vida financeira, está no lugar certo.
Muita gente ainda não entende como funciona o Score e não sabe como usar a seu favor. Neste artigo, esclarecemos todas as dúvidas sobre score e como ele deve ser utilizado.
O que é score?
Antes de qualquer coisa é preciso entender que o Score não é nada mais que uma pontuação de crédito que funciona conforme o comportamento financeiro das pessoas.
O Score varia conforme a gestão das finanças pessoais de um indivíduo, no qual quanto maior for o comprometimento em ter as contas em dia, maior a pontuação nos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo o Serasa.
Quanto maior o score, maiores são as chances do cidadão honrar seus compromissos financeiros, evitando que as entidades emprestem ou financiem para quem não tem como pagar a dívida futuramente.
Por isso, as empresas usam a pontuação como uma informação adicional para a tomada de decisão no momento da concessão de financiamento.
Em outras palavras, funciona como um índice, isto é, o SCORE é como se fosse um índice de bom pagador.
Todos com o CPF ativo tem uma pontuação nos órgãos responsáveis e cada órgão tem sua maneira de calcular o Score.
No Serasa, por exemplo, onde o SCORE vai de 0 a 1.000, quanto mais perto do 0, menos compromisso aquele indivíduo pode ter com as contas.
Como calcular o score?
Quanto maior seu score, mais são as chances de conseguir crédito alto e para saber qual a sua pontuação é simples e fácil.
O site do Serasa e o Boa Vista são as principais empresas que monitoram a pontuação e liberam a consulta por parte do portador do CPF, totalmente gratuita.
Para consultar o score, você pode acessar os sites dessas empresas, se cadastrar utilizando informações pessoais e acompanhar a pontuação e suas dívidas
Para calcular a sua pontuação do score, as instituições financeiras consideram diversos fatores e cada uma calcula de uma forma diferente.
Muitas dessas instituições avaliam os dados pessoais como data de nascimento, endereço e até mesmo o CPF.
Porém a maioria utiliza os históricos financeiros para fazer esse cálculo e instituições financeiras possuem muitos registros sobre seus clientes, dívidas, atrasos e até mesmo créditos.
Se caso o cliente tenha o hábito de atrasar o cartão de crédito e solicitar muitos empréstimos, a chance do score aumentar é mínima.
Também é possível pedir uma busca de créditos em financeiras, as quais emprestam mais do que bancos, até mesmo se o CPF da pessoa tiver uma restrição, desde que ela se proponha a pagar os juros mais altos.
Empréstimos ou créditos por financeiras podem prejudicar a sua pontuação no score, principalmente se o pagamento da dívida ficou em atraso.
Uma das outras alternativas é verificar onde o usuário se endividou, analisando o tipo de compra daquele CPF.
Se provado que a compra foi feita por impulso, por exemplo, dívidas em lojas de roupas, a sua pontuação no score diminui bastante.
Valores de dívidas abertas e processos judiciais podem impactar na pontuação do score.
O Score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1000, quanto mais próximo do 1000, maior sua pontuação e suas chances de crédito no mercado.
Como aumentar a pontuação do seu score?
Uma pontuação boa ou ruim no Score, depende de como ela é vista pelos bancos ou intuições financeiras. Uma pontuação de 350 é boa? Isso varia de empresa para empresa.
Quem possui a vida financeira em dia, tem um score mais alto e não deve se preocupar, mas pessoas endividadas devem seguir o melhor conselho de todos: Deixar as contas em dia.
Começando assim, seu score tem grandes chances de aumentar, e saiba que não há magias que faça aumentar a sua pontuação de crédito.
É necessário manter bons hábitos para a saúde financeira, tendo nome limpo, contas em dia e dados atualizados no cadastro positivo.
Por fim, colocando tudo isso em prática, seu score irá aumentar, então confira agora mais dicas para que aconteça este aumento:
- Se caso você tiver dívidas (ninguém está livre disso), a dica é quitar todas para que não prejudique a sua pontuação. Muitos sites como o SERASA oferecem oportunidades imperdíveis para você quitar as suas dívidas.
- Mantenha sempre seu cadastro positivo, que funciona como um currículo financeiro. Geralmente empresas verificam se suas contas básicas como água, luz, internet, compras no cartão estão em dia.
- Tenha cuidado para não comprometer sua renda em mais de 20% do que você ganha. Se você recebe mil, suas prestações não devem ser mais do que R$ 200. Assim você consegue controlar suas finanças com facilidade e o risco de cair em dívidas é menor.
- Evite compras desnecessárias e maus hábitos, tenha sempre uma reserva de emergências. Anote suas dívidas e faça o orçamento, seja claro ao fornecer suas informações na hora que for pedir crédito e uma das principais dicas: pague em dia a parcela do cartão.
- Se tiver com o nome sujo, fique de olho nas ações que as empresas fazem para você limpar o seu nome, por exemplo, o Serasa limpa nome sempre começa em março depois do carnaval.
- Quite suas dívidas antes de fazer outras. Não saia comprando tudo o que vê pela frente. Seguindo essas dicas, seu score irá aumentar.
Não adianta magia, simpatia ou feitiços que façam um milagre na pontuação do Score. É preciso ser prudente e saber dizer não para os gastos desnecessários. Tudo para um bem maior.