O cooperativismo é um instrumento de organização econômica da sociedade, caracteriza-se como uma forma de ajuda mútua por meio da cooperação e da parceria.
Tendo como base a associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo comum, as cooperativas reúnem milhões de pessoas ao redor do mundo em projetos que geram renda, oportunidade de trabalho e promovem o desenvolvimento regional.
Princípios do Cooperativismo
- Adesão voluntária e livre;
- Gestão democrática pelos membros;
- Participação econômica dos membros;
- Autonomia e independência;
- Educação, formação e informação;
- Intercooperação;
- Interesse pela comunidade.
Como funciona?
A Sicredi é formada por 98 cooperativas de crédito que atuam em 11 estados brasileiros.
Como sistema cooperativo a Sicredi tem como missão oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade.
Tendo como objetivo ser reconhecida pela sociedade como instituição financeira cooperativa, comprometida com o desenvolvimento econômico e social dos associados e das comunidades, com crescimento sustentável das cooperativas integradas em um sistema sólido e eficaz.
Além de correntista e usufruir dos benefícios de um banco, o associado torna-se dono, desta forma, o diferencial deste Sistema de Crédito Cooperativo é a participação nos lucros (chamados sobras) bem como a visibilidade referente ao acompanhamento destas, onde é possível tomar conhecimento através das assembleias que ocorrem uma vez por ano.
Vinculados às cooperativas filiadas, os Associados são a base da estrutura do Sicredi, eles são os donos do negócio e têm participação de voto com peso igual nas decisões da cooperativa, mesmo que exista diferença de volume de recursos aplicados.
Eleitos pelos associados, os Coordenadores de Núcleo têm a função de levar os temas de interesse e as decisões do núcleo para as assembleias gerais da cooperativa.
As decisões primárias acontecem nas Cooperativas de Crédito, onde ocorre as concessões de empréstimos, administração de recursos e incentivo à formação de poupança.
Já as Unidades de Atendimento prestam serviços semelhantes às agências bancárias convencionais.