Tendo sua criação em 1966, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) possui diversas maneiras de se secar esse dinheiro guardado.
Este serviço imposto pelo governo brasileiro é para que os trabalhadores sejam amparados em caso de demissão do seu emprego.
Por isso, entender todas as formas de sacar o FGTS é importante para não ficar desamparado após uma dispensa.
Para facilitar a sua vida, vamos mostrar como é feito o cadastro no site oficial para conseguir o benefício do FGTS de maneira simples e prática, como são feitos os saques e quais são as 4 melhores formas de sacar o FGTS sem ter dor de cabeça. Veja no texto a seguir:
O que é e como funciona o FGTS
Para compreender melhor essa situação, devemos começar entender o que é o FGTS retido e como são feitos os cálculos desse benefício.
O FGTS é uma forma encontrada para que os trabalhadores tenham uma segurança maior no seu emprego atual.
Esse benefício segura um dinheiro em uma poupança vinculada a carteira de trabalho do indivíduo em questão, e possibilita que o saque de uma determinada quantia seja feito.
Nesse sentido, o valor imposto para que a empresa deposite é de 8% do valor do salário do contratado.
No entanto, este valor não é descontado do salário do empregado, e sim é um valor a mais a ser acrescentado pela instituição.
O benefício do FGTS é disponível para quem possui um vínculo CLT com uma determinada empresa e tenha sido demitido por justa causa ou tenha pedido demissão do estabelecimento.
Além disso, os trabalhadores intermitentes, temporários, avulsos, domésticos, rurais, safreiros e atletas profissionais, também têm o direito de obter o FGTS.
Quais as formas de sacar o FGTS
Dentro desse benefícios do FGTS existem diversas maneiras de conseguir sacá-lo e, por isso, muitas pessoas podem se confundir bastante na hora de retirar o dinheiro.
Antes de qualquer coisa, você deve saber como e onde consultar o benefício do FGTS de forma online:
- Conecte-se ao site oficial do FGTS;
- Coloque o número referente ao PIS;
- Vá em “Cadastrar senha” e clique;
- Aceite os termos do regulamento após ler e concordar;
- Informe seus dados pessoais. É necessário ter em mãos o número do seu título de eleitor;
- Enfim, crie sua senha de 8 dígitos e prossiga.
Após seguir estas etapas, você deverá receber uma mensagem de SMS em seu celular ou um e-mail para que ocorra a confirmação do cadastro feito no site do FGTS.
Com todos esses processos terminados, você terá o direito de acessar o site e consultar o seu benefício do FGTS que está em seu nome.
Para isso, adicione seu PIS e senha para entrar, ver o seu dinheiro e quais as formas de sacar o FGTS.
Formas de retirar o FGTS
As formas de retirar o FGTS são inúmeras e são bastante práticas para o trabalhador consultar e exercer seu benefício.
Por isso, vamos mostrar agora as 4 melhores formas de sacar o FGTS retido:
1 – Saque no mês do aniversário
Um dos jeitos mais conhecidos e utilizados pelos trabalhadores é o benefício de poder sacar o FGTS no mês do seu aniversário.
Muitas pessoas usam para poder passar essa data especial com um dinheiro a mais para gastar em presentes e festas.
Para conseguir basta acionar a modalidade e retirar o seu FGTS sem problemas, o que é ainda melhor nesse caso, é que você não precisará pedir demissão ou ser demitido para ganhar esse benefício.
Outra função que pode ser feita com o saque-aniversário, é a antecipação do saque-aniversário.
O que consiste nessa modalidade é que você pode pedir ao banco um empréstimo que usa o FGTS como garantia de pagamento.
Com o pedido de antecipação de algumas parcelas do seu benefício, você terá o dinheiro em mãos antes do período imposto.
2 – Aposentadoria
A aposentadoria é uma das formas de sacar o FGTS mais conhecidas pelas pessoas, e é uma das maneiras mais simples de receber o dinheiro mensalmente.
O aposentado tem esse direito de conseguir sacar o valor do FGTS após anos de serviços prestados pela empresa.
Caso o empregado tenha se aposentado, ele terá o direito de receber o dinheiro guardado no FGTS.
De outra forma, caso a pessoa se aposente e continue fazendo serviços pela empresa, ele também terá o direito de receber mensalmente a quantia que lhe é de direito.
Entretanto, caso mude de empresa, ele só receberá a quantia em caso de demissão por justa causa.
3 – Problemas de saúde grave
Em muitas ocasiões é possível que o trabalhador possa por um momento ter uma doença mais grave e, nesses casos, ele terá o benefício como uma das formas de sacar o FGTS.
Essa modalidade é aceita para o saque do valor do FGTS e serve como um apoio para que o contratado possa tratar dos seus problemas de saúde sem passar mais aperto.
As doenças que são aceitas para esse tipo de benefício são: câncer, HIV e doenças terminais.
Todos esses tipos de doenças fazem parte do quadro aceito pelo governo para que ocorra o saque da quantia mensal do FGTS na conta do trabalhador.
4 – Desastres naturais
Em um país como o Brasil, costumam ocorrer desastres naturais, ou seja, problemas comuns que fazem parte e atordoam as pessoas que passam por isso.
E nesses casos, o trabalhador pode usar essa modalidade como uma das formas de sacar o FGTS e usar para o que achar melhor nessa situação incômoda.
Sendo assim, o saque nessas ocasiões também é aceito pelo governo.
Da mesma maneira que foram feitos os outros procedimentos de saque, em caso de desastres naturais, o processo segue sendo o mesmo para o trabalhador poder usar o dinheiro que está em uma conta vinculada da empresa para guardar o valor do FGTS.
Essas foram algumas formas de sacar o FGTS e quais as condições para trabalhador conseguir obter esse benefício.