Emprestar o cartão de crédito: veja por que você deve dizer NÃO!

Emprestar cartão de crédito: por que não fazer? Saiba os principais perigos existentes em emprestar o seu cartão de crédito a terceiros.

Um Xis na frente de uma mão que entrego o cartão de crédito para outra indicando que não se deve emprestar este produto financeiro.

Você provavelmente já passou por essa situação, ou conhece alguém que já precisou pedir ou emprestar cartão de crédito a outra pessoa. 

Apesar de ser muito comum, essa prática é extremamente perigosa e não deve ser feita mesmo em situações de extremo aperto financeiro, afinal emprestar cartão de crédito possibilita que a pessoa que pegou emprestado faça gastos e não os consiga pagar depois, criando dívidas no nome de quem é dono do cartão. 

Por isso, e por diversos outros motivos é que você deve dizer não na hora de emprestar o seu cartão de crédito. 

Um Xis na frente de uma mão que entrego o cartão de crédito para outra indicando que não se deve emprestar este produto financeiro.
Veja por que você NÃO deve emprestar seu cartão de crédito para terceiros!

O brasileiro de modo geral, não possui acesso à educação financeira de qualidade, por isso diversas questões relativas a dinheiro acabam sendo grandes problemas, quando na verdade são bem simples. 

Uma dessas ideias é referente a concessão de cartão de crédito com limite alto, no qual a maioria das pessoas não entendem que de nada adianta ter o limite alto, se o seu orçamento é menor do que você tem disponível de crédito, isso só acaba gerando dívidas e mais dívidas, que a pessoa acaba não conseguindo equacionar para quitá-las.

A partir disso, segue abaixo alguns dos principais motivos para que você não realize o empréstimo do seu cartão de crédito nem mesmo a familiares próximos. 

Quais riscos você corre ao emprestar um cartão de crédito?

Quando você empresta qualquer coisa a terceiros, a responsabilidade continua sendo sua, já que o item emprestado é seu. Apesar disso, nesses momentos você acaba tendo a ideia de que a responsabilidade está sendo terceirizada mas não funciona desse jeito. 

Homem de terno, apavorado, segurando em uma corda presa numa montanha.
Fique atento aos riscos de emprestar o seu cartão de crédito a terceiros.

Tendo em vista que o cenário é ainda mais delicado, já que dinheiro é sempre um tabu e que pode gerar grandes problemas na relação entre as pessoas, emprestar seu cartão a amigos e parentes próximos pode ser um tiro no pé na própria relação entre vocês. 

Em caso de não pagamento, seu nome pode ser enviado aos órgãos de proteção ao crédito

Quando você empresta seu cartão de crédito a terceiros e esses realizam uma compra e depois acabam não quitando esse débito, o seu CPF é que está em jogo, e é ele que será diretamente afetado. 

Independentemente de não ter sido você quem realizou as compras, a responsabilidade pelo compartilhamento da senha do cartão de crédito é exclusiva do próprio dono. 

Uma vez que é criada uma dívida e não é paga, o seu nome é enviado aos serviços de proteção ao crédito, independentemente de ter sido você ou não quem realizou as compras.

Além disso, os juros do cartão de crédito são extremamente altos, então é muito importante que você evite em qualquer cenário a criação de dívidas como essa. 

Uma mão salvando a outra que está afundando em papéis que representam dívidas.
Não deixe que seu nome vá para órgãos de proteção ao crédito.

Ficar vulnerável a golpes

Muitas pessoas têm a dúvida se emprestar cartão de crédito é crime, mas a resposta é não. Apesar disso, existem diversos crimes que são cometidos com cartões de crédito, os famosos golpes. 

A compra em sites que não são seguros, sites falsos, clonagem de cartão, são algumas das possibilidades de fraude na qual os dados do seu cartão podem ser roubados. 

Quando temos posse do nosso próprio cartão os cuidados são os mais diversos para que isso não aconteça, mas ao emprestar o cartão de crédito a terceiros, você não possui nenhuma garantia de que essa pessoa terá os mesmos cuidados que você teve. 

Acabar com o nome negativado

Acabar com o nome negativado é uma das principais possíveis consequências ao emprestar cartão de crédito.

O não pagamento de dívidas faz com que, como já citado, seu nome entre nos serviços de proteção ao crédito e, após isso, a sua relação com as instituições financeiras muda drasticamente, ficando mais difícil de conseguir financiamentos, empréstimos e crédito. 

Pediram o cartão emprestado, o que fazer?

Por ser uma situação um pouco delicada, você deve sempre pensar duas vezes quando o assunto é dinheiro. É bastante comum que pessoas peçam o empréstimo de um cartão de crédito para realizar uma compra via internet na qual esse é o único método aceito, e essa pessoa não possui um cartão dessa modalidade. 

Nesses casos, é muito fácil de resolver a problemática, peça para que a pessoa realize uma transferência para você, e posterior a essa transferência você realiza a compra no crédito, desse modo você não corre risco de calote. 

Uma outra situação comum, é quando a pessoa pede seu cartão de crédito para que você parcele uma compra de valor alto na qual ela não tem limite para tal, ou não possui um cartão. 

Mulher recebendo cartão de crédito emprestado, em frente ao caixa eletrônico.
Saiba o que fazer quando te pedirem o cartão de crédito emprestado.

Hoje em dia, é muito fácil de se conseguir um cartão de crédito e normalmente os limites são calculados de acordo com a renda total daquela pessoa, portanto se a pessoa não tem um limite que comporte aquela compra é porque o banco entende que aquilo é mais do que o que ela pode se comprometer a pagar por mês. 

Se o banco entende desse modo, porque você entenderá de outra maneira? A principal saída é explicar que aquela compra ocupa um espaço muito relevante dentro da sua fatura, e você precisa ter limite para realizar futuras compras, ou até mesmo para casos emergenciais. 

Além disso, explicar a ideia de que o dinheiro pode acabar estragando as relações familiares pode ser uma saída, mas se a necessidade de dinheiro for realmente urgente, opte por emprestar dinheiro em espécie ou em débito, desse modo você não corre risco de ter surpresas adquirindo dívidas por uso irresponsável do seu cartão por terceiros. 

Agora, que você entendeu as principais problemáticas de emprestar cartão de cŕedito, é fundamental que as suas atitudes mudem para proteger o seu próprio bolso. Por isso, evite pedir cartão de crédito emprestado e principalmente evite emprestá-lo. 

Em caso de extrema necessidade de emprestar dinheiro, opte por opções que não possibilitem a contração de dívidas, como o pagamento em espécie ou no débito, por exemplo.