Você sabia que quem não está com o nome “limpo” pode conseguir fazer um empréstimo para negativado?
Quem se encontra nessa situação pode ter ainda mais dificuldades se precisar de um crédito e deve ter ainda mais atenção. Nesse texto você vai descobrir como conseguir um e que cautelas deve tomar.
Infelizmente são muitas as pessoas que passam por essa dificuldade no país. De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, havia 61,4 milhões querendo empréstimo para negativado no final de 2020 no Brasil.
O desemprego e alta inflação são citados como alguns dos motivos para uma quantidade tão grande de brasileiros com o nome sujo, termo mais popular.
O que é empréstimo para negativado?
Quando a pessoa não paga alguma conta, parcela algum financiamento, compra ou faz alguma prestação que deveria quitar, ela fica inadimplente.
Assim, a instituição para quem fica devendo comunica aos órgãos como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a Serasa, que o pagamento não foi realizado.
A razão pela qual a conta não foi paga pouco importa, e esses órgãos, então, colocam o nome dessa pessoa em um cadastro, até que a conta seja finalmente paga.
Ele é consultado por empresas que dão empréstimo para negativado, para eles terem ciência de que quem pede o crédito está ou não em dia com os seus deveres financeiros.
Quem aparece nesse cadastro está negativado ou com o CPF restrito, e nesse sentido, estes indivíduos têm mais dificuldades de conseguir dinheiro emprestado.
Muitas organizações não dão empréstimo para negativado ou tornam o processo mais complicado e, diversas vezes, até mais caro.
Entretanto, existem empresas que liberam crédito mesmo quando a pessoa está nessa lista, ou seja, ela pode sim conseguir um dinheiro emprestado e é isso que caracteriza um empréstimo para negativado.
Como fazer empréstimo para negativado?
Em geral, pessoas com nome sujo deveriam se atentar com as taxas de juros que as empresas financeiras estão oferecendo, visto que esses bancos entendem que o cliente negativado apresenta um maior risco e, portanto, precisa pagar mais juros.
Se você se encaixa nessa situação, você tem a alternativa de buscar linhas de crédito como garantia.
Desse modo, você estará insinuando ao banco que, mesmo com o nome sujo, você oferece uma garantia, o que diminui o risco de você não ser capaz de pagar o empréstimo, e dessa forma os riscos são menores.
Em todas as linhas de crédito que oferecem esse serviço, a pessoa que pediu o empréstimo passará por uma análise, que consiste nos pontos:
- O tipo de dívida que o cliente tem;
- Histórico (para constatar se o cliente já foi inadimplente outras vezes);
- Análise de crédito (capacidade de pagamento).
Algumas situações que costumam ser aceitas são: não pagamento de luz, telefone, água ou compras em lojas. Agora, conheça as principais modalidades de empréstimo para negativado.
Empréstimo para negativado: aposentados e pensionistas
Os empréstimos voltados para aposentados e pensionistas costumam conceder condições razoáveis para aqueles que estão com o nome sujo, já que é um crédito consignado com desconto imediato na folha de pagamentos, dessa forma significa um baixo risco de inadimplência.
No geral, esse tipo de empréstimo consignado disponibiliza maior rapidez na liberação do crédito, taxas de juros reduzidas e por isso deve ser considerado.
Empréstimos para negativado assalariado: funcionários públicos
Os funcionários públicos também gozam de mais facilidade no momento de fazer um empréstimo, ainda que não estejam com o nome limpo.
O empréstimo consignado, nesta situação específica, atende servidores federais, estaduais e municipais, de modo que o crédito solicitado passa a ter suas parcelas descontadas em folhas de pagamento, com taxas de juros também atrativas.
Empréstimos para negativado assalariado: funcionários de empresas privadas
Os empréstimos consignados atribuídos a funcionários de empresas privadas também “acolhem” pessoas com o nome sujo e atuam de modo semelhante aos destinados aos servidores públicos.
Entretanto, nesse caso, a empresa necessitará ser conveniada a alguma instituição bancária.
Assim, como nas situações anteriores, o empréstimo é descontado diretamente da folha de pagamento, com prazos e taxas de juro atraentes.
No geral, a contratação e a liberação de crédito é simples e ágil.
Empréstimos para negativado utilizando cheque
O empréstimo com cheque é um modo de se obter crédito usando folhas de cheque como garantia de pagamento. As folhas são pré-datadas e usadas para pagar a dívida.
Nesse tipo de empréstimo o dinheiro pode ser usado como o cliente quiser, e além disso é uma alternativa adicional para quem procura crédito rápido, sem burocracia e com agilidade no pagamento.
Isto porque podem dividir o valor total do crédito em várias vezes, de acordo com a financeira selecionada.
Se você não está com o nome limpo, os cheques deverão ser de outra pessoa, que assinará a contratação como fiador ou avalista.
No geral, os empréstimos feitos com folhas de cheque apresentam altas taxas de juros, visto que as folhas de cheque não configuram uma garantia muito segura para os bancos.
Empréstimo para negativado com Garantia de Imóvel
Mesmo estando com o nome sujo, é possível conseguir crédito e uma das formas é usando o seu imóvel como garantia.
Esta é uma ótima opção de empréstimo para quem está com nome sujo, porque trás segurança para a instituição financeira, fazendo com que ela tenha confiança em liberar o dinheiro.
Trata-se de uma das menores taxas do mercado que pode ser a partir de 1,15% ao mês.
Empréstimo para negativado Pessoal
Mesmo que seja liberado este tipo de empréstimo para quem está negativado, a cobrança de juros pode ser duplicada.
Sendo assim, o empréstimo pessoal para quem não está com o nome limpo pode até beirar os 20% ao mês.
Por isso você deve ter bastante atenção, e somente escolher este tipo de crédito se realmente você precisar e tiver condições de arcar com isso depois.
Empréstimo para negativado autonomo
Esse é um tipo de crédito oferecido para indivíduos que têm uma dívida não paga, mas que não possuem uma carteira assinada, a CLT.
Quem é autônomo sabe que o dinheiro no fim do mês nem sempre é uma certeza, por essa razão é muito importante ter à disposição uma alternativa de empréstimo para situações emergenciais.
É relevante destacar, ainda, que essas pessoas podem ter mais obstáculos para comprovar renda.
A análise de crédito, nesses casos, pode ser um pouco mais difícil, no entanto, isso não significa que não dê para conseguir o empréstimo para negativado autonomo.
Documentação necessária para solicitar empréstimo
Para análise de crédito e solicitação do empréstimo, mesmo não estando com o nome limpo, os documentos requisitados geralmente são os de costume.
- RG e CPF;
- Comprovante de endereço (dos últimos três meses);
- CLT (os dois últimos holerites);
- Autônomos ou empresários: 2 últimos meses do extrato movimentado.
Abaixo, confira a lista dos principais bancos que oferecem empréstimo pessoal.
- Banco Pan;
- Bradesco;
- Santander;
- Banco BMG;
- Banco Cacique;
- Itaú;
- BV Financeira.
No caso do empréstimo consignado, há duas maneiras de solicitá-lo: ligando para o departamento de Recursos Humanos da sua empresa ou, se você for funcionário público ou beneficiário do INSS, pedindo de forma direta ao banco.
Empréstimo para negativado online
Uma empresa que realiza o empréstimo para negativado online é a Serasa Ecred. Nela você confere as ofertas de empréstimo para negativado que estão disponíveis no site e faz o seu pedido de modo rápido, fácil e seguro.
A sua solicitação passa por análises de empresas parceiras, e depois você terá o retorno sobre a aprovação.