Círculo verde com o desenho de uma mão segurando um saco com cifrão representando os onze tipos de empréstimos que serão explicados no conteúdo.

Confira os 11 tipos de empréstimos e veja qual o melhor para você!

Conheça os tipos de empréstimos, quais suas características, principais vantagens e desvantagens e como fazer a escolha de qual usar.

Precisar de um dinheiro extra além do que está presente na conta bancária é super normal, e conseguir o capital necessário pode até ser considerado algo fácil.

Círculo verde com o desenho de uma mão segurando um saco com cifrão representando os onze tipos de empréstimos que serão explicados no conteúdo.
Conheça 11 tipos de empréstimos!

O que é um pouco mais complicado é escolher entre os vários tipos de empréstimos que estão disponíveis no mercado. Conhecer quais são os tipos de empréstimos e cada uma de suas vantagens e desvantagens é algo crucial para que a escolha seja certeira.

11 tipos de empréstimos e suas características

Pensando no tanto de tipos de empréstimos existentes, a Fimaster separou 11 formas de pegar dinheiro que podem se dividir entre tipos de empréstimo para empresa (quando feita por e para empresas) e tipos de empréstimo para pessoa física (quando feito por e para uso pessoal), dependendo da intenção de quem está realizando essa operação. 

Crédito consignado

O empréstimo consignado possui como principal característica a quitação feita a partir da folha de pagamento salarial ou de aposentadoria.

Por isso, as instituições financeiras estão bem seguras com ele, o que faz com que não seja preciso justificar o empréstimo do dinheiro, mesmo que seja de alto valor, os juros são menores e o pagamento possui muito prazo. 

Crédito pessoal

No crédito pessoal, as instituições financeiras analisam o perfil de quem está pegando emprestado para verificar se é possível liberar o dinheiro ou não, isso sem nenhuma garantia pré-definida. 

Crédito estudantil ou universitário

Esse tipo de crédito é dado para estudantes que estudam em faculdades particulares e não podem pagar o valor da mensalidade.

Por isso, pegam um empréstimo e pagam depois de formados. Esse é um dos tipos de empréstimos que podem ser derivados tanto do setor privado quanto do público. 

Financiamento

O financiamento é um dos tipos de empréstimos que possuem tempo de pagamento longo, geralmente ficando em torno dos 30 anos.

O valor desse tipo de empréstimo costuma ser grande, para comprar bens caros como casa e ou carro.

Crédito consolidado

O crédito consolidado é um tipo de empréstimo que serve para juntar todas as dívidas em uma instituição financeira causada por outros tipos de empréstimo em uma só.

Assim, o pagamento é feito de uma só vez e, por isso, muitas vezes é dado um desconto ao devedor. 

Antecipação do 13° salário

Essa opção é feita pelo banco em que o consumidor possui conta e a antecipação desse direito acaba sendo feito com frequência, mesmo que muitas vezes não seja entendida como um empréstimo em si. 

Crédito por penhor 

Esse tipo de empréstimo ocorre quando alguém que precisa de dinheiro deixa um item de valor e pega o capital equivalente ao objetivo.

Após um tempo, o devedor volta com o dinheiro (mais juros, se houver) e toma novamente a posse do objetivo deixado como garantia. 

Antecipação da restituição do imposto de renda

Transação de empréstimo feito anualmente para quem tem alguma pendência na restituição do imposto de renda.

Nesse caso, é liberada anualmente uma lista com a ordem de preferência para quem quer fazer essa antecipação. 

Cheque especial

Os usuários de bancos que possuem contas que os permitem sacar possuem uma opção de retirar um dinheiro maior do que ele realmente tem na conta, isso é o cheque especial.

Esse valor costuma não ser muito alto, mas os juros de devolução são bem grandes. 

Rotativo do cartão de crédito

Pode não parecer, mas o cartão de crédito é um tipo de empréstimo por si só.

Nesse sentido, uma outra categoria dentro dele que é como se fosse uma forma de pagar o cartão de crédito é o crédito rotativo.

Você paga somente uma parte da fatura, a diferença é coberta por este crédito que acaba também tendo um juros alto. 

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia se difere do empréstimo por penhor por uma principal diferença.

Nessa modalidade, a garantia costuma ser de itens de maior valor (casa, carro) e continua na posse do devedor enquanto o empréstimo ainda está em vigência, sendo tomado apenas de haver falta de pagamento constante. 

Vantagens e desvantagens de cada um desses empréstimos

Os tipos de empréstimos que envolvem uma grande quantidade de dinheiro costumam ter um juros bem grande, o que faz com que seja necessário fazer cálculos para determinar se realmente vale a pena, entretanto, eles acabam possibilitando a compra de bens mais caros. 

Os tipos de empréstimos imediatos, como o cartão de crédito, costumam disponibilizar uma quantidade menor de dinheiro, entretanto, eles são de fácil acesso. O legal é ter cuidado com o cheque especial, pois o dinheiro disponível lá não é tão alto e os juros costumam ser absurdos. 

Desenho de um homem e ao lado esquerdo da sua cabeça o símbolo do X e ao lado direito o símbolo de check.
Vantagens e desvantagens dos empréstimos.

Alguns tipos de empréstimos de antecipação, como o de décimo terceiro e de restituição de imposto de renda são bem interessantes, pois não é necessário pagar a empresa que está fazendo o empréstimo, precisando apenas ter a consciência de que o uso do direito já foi feito e, por isso, não se repetirá. 

Já os tipos de empréstimo que contém uma garantia acabam sendo bem benéficos, pois possibilitam acesso a muito dinheiro de uma só vez e os juros não costumam ser tão altos. Entretanto, se não pagos, algo muito caro e de muito significado pode ser levado para sempre, e por isso é preciso ter muito cuidado. 

Qual tipo de empréstimo escolher?

O tipo de empréstimo a ser escolhido vai depender muito de qual é a finalidade do dinheiro que está sendo adiantado.

Não adianta de nada pegar um cheque especial para comprar um carro, por exemplo, uma vez que os juros são muito altos para essa função e muito provavelmente o solicitante não conseguirá sacar a quantidade de dinheiro necessária de uma vez. 

É preciso fazer uma avaliação prévia da situação antes de escolher qual ou quais dos tipos de empréstimos serão usados. Para todos os casos, o importante é sempre procurar mais de uma instituição financeira para conseguir optar por uma empresa que tenha o menor juros possível.