É muito comum as pessoas ficarem nervosas, não saberem o que fazer ou não conseguirem se preparar para uma entrevista de emprego.
Independente se é seu primeiro emprego ou se você já trabalhou, este artigo traz recomendações que te auxiliarão a obter sucesso neste desafio em sua carreira profissional, além de elencar as principais perguntas presentes em uma entrevista de emprego padrão, e as melhores formas de respondê-las.
Recomendações para uma entrevista de emprego
Preparação
É importante que você treine seu desempenho na entrevista, se possível diante do espelho ou com pessoas próximas.
Estude bem sobre a empresa de forma que aprenda ao máximo sobre ela. Sua estrutura, sua história, suas conquistas, seu valor no mercado e muito mais.
Apesar de parecer simples falar sobre a sua própria trajetória, é importante que você treine para falar bem a respeito de si próprio, de forma que não esqueça nenhum detalhe, principalmente os que forem positivos para a entrevista.
Vestimenta
A escolha da vestimenta também é de extrema importância. Procure saber qual a vestimenta das pessoas que trabalham no seu futuro cargo utilizam.
Estando vestido adequadamente, você demonstra ser uma pessoa coerente.
Nervosismo
Não é fácil ficar tranquilo diante de uma situação que pode definir o sucesso do seu futuro profissional.
No entanto, você deve saber que, mesmo que esteja totalmente alinhado à todas estas recomendações ditas, o nervosismo pode por tudo a perder.
Se o nervosismo for incontrolável, uma dica é que você faça exercícios de respiração e/ou relaxamento, momentos antes da entrevista.
Não se distraia com nada no ambiente, principalmente relógio e celular. Mantenha contato visual com o entrevistador, demonstrando entrega e disponibilidade para aquele momento.
Lembre-se de que o entrevistador é uma pessoa normal assim como você. Então não o veja como um bicho de sete cabeças.
Quanto mais você tratá-lo de igual para igual, melhor será sua relação comunicativa com ele.
Comunicação Verbal e Comunicação corporal
Seguindo a recomendação de estar preparado sobre o que dizer, sua comunicação verbal será mais objetiva e assertiva, o que é o ideal para uma entrevista.
Fale claramente, em bom tom e na hora certa, demonstrando energia, proatividade e confiança.
Tente seguir os movimentos corporais do entrevistador de forma sutil para não invadir o espaço dele. Procure não ficar rígido demais, nem muito relaxado.
Não deixe seus gestos gerarem alguma possível interpretação negativa para o entrevistador, como por exemplo gesticular de maneira muito incisiva, podendo tirar o foco da comunicação.
Seu valor
Lembre-se que se a entrevista se trata de uma avaliação mútua, você será avaliado pela instituição, ao mesmo tempo em que vai avaliá-la.
Então, não se veja por baixo, nem se sinta ameaçado, pois se trata de uma relação de igualdade.
Tendo estudado a fundo sobre a empresa com antecedência, você vai estar pronto para unir todo seu valor, suas competências e seu histórico às necessidades da mesma.
Ao falar destas suas particularidades, sempre procure demonstrar que você possui competências para contribuir com a empresa.
É muito importante que você não fale que a instituição tem problemas, nem seja arrogante ao demonstrar seu valor. Apenas se coloque como a pessoa certa para resolver determinadas situações.
Mostre a sua história de maneira verdadeira, e se possível enriqueça com exemplos de o que você já fez para resolver algo que esteja relacionado às demandas do local em questão.
Perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego, e a melhor forma de respondê-las.
Em uma entrevista de emprego padrão, existem perguntas muito frequentes. Temos a seguir algumas destas perguntas que podem ser feitas ao longo da entrevista, mas não necessariamente na ordem disposta. Aproveite para aprender as melhores maneiras de respondê-las.
Geralmente esta pergunta é feita para quebrar o gelo e para que o entrevistador conheça a essência da pessoa que disputa aquela vaga. Não especifique suas intenções profissionais neste momento.
“Fale-me sobre você.”
Fale sobre suas características mais interessantes e as atividades que você gosta de realizar, sempre buscando demonstrar que sua essência é comum aos objetivos da empresa, mas de forma subjetiva.
“Fale-me um pouco sobre o seu currículo.”
É a hora que você vai contar a sua caminhada profissional, com clareza e objetividade, estruturando em ordem de tempo.
“Por que você foi demitido/Por que saiu do seu antigo local de trabalho?”
Você deve responder a verdade de uma forma bem profissional. Nunca fale mal do antigo local de trabalho nem de nenhuma pessoa que trabalhou com você.
“Por que você tem interesse nesta instituição/vaga?”
Diga os pontos fortes da instituição que o fazem ter interesse em trabalhar naquela vaga de forma que você atrele suas competências e seus valores aos da empresa.
Isso demonstra que você pode trazer potencial contribuição, e que enxerga que sua união com a empresa pode promover um crescimento bilateral.
“Você sabe trabalhar sobre pressão?”
Procure relatar algum exemplo em que você tenha agido sobre pressão, explicando as atitudes que foram tomadas e como elas promoveram a solução do problema.
Cuidado para não demonstrar arrogância e evite exageros.
“Qual a sua pretensão salarial?”
Não diga que vai pensar, nem que vai combinar. Dê uma boa pesquisada nos pisos salariais daquela instituição, de forma que você não perca totalmente a noção ao fazer sua proposta.
Caso você não disponha desta informação, utilize seu antigo salário como base.
“Por que nós devemos te contratar?”
Muito parecido com a questão do interesse na vaga ou na instituição, você deve atrelar suas competências às demandas da empresa.
Demonstrar que vai contribuir com o seu valor, passando uma imagem confiante, mas sem excesso.
“Quais são seus pontos fortes?”
Fale sobre pontos fortes específicos que possam contribuir para aquela instituição em especial. Foque em suas competências mais significativas para as demandas da empresa.
“Quais são seus pontos fracos?”
Diga a verdade sobre seus pontos fracos e demonstre real intenção em melhorá-los.
Uma dica interessante é: perguntado se você sabe fazer algo ao qual não souber fazê-lo, diga a verdade, porém se mostre disposto a aprender, se isso for para contribuir com a empresa.
“Aonde você se vê daqui x anos (o período pode variar)?
Geralmente essa pergunta é feita para saber seu compromisso com a instituição. Portanto, você deve falar sobre seus projetos dentro daquela empresa, o cargo em que gostaria de estar, sempre tomando cuidado para não demonstrar arrogância.
“Fale-me um pouco sobre a nossa empresa.”
Essa é a hora de você aproveitar todo o estudo prévio que fez sobre a empresa e traduzi-la de maneira objetiva e completa.
Falar da estrutura da empresa, histórico, o que ela representa para a sociedade, seus valores, sua cultura e demais aspectos relevantes.
“Você teria disponibilidade para começar na próxima semana (o período pode variar)?”
Essa pergunta tem a intenção de medir o seu real interesse, disponibilidade e entrega para a vaga ofertada. Então, não pense demais para responder, e diga “SIM!”