O direito a férias é assegurado a todos os trabalhadores que possuem carteira assinada conforme previsto pelo artigo 134 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Segundo a lei: “Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.
§ 1º Somente em casos excepcionais serão as férias concedidas em dois períodos, um dos quais não poderá ser inferior a 10 (dez) dias corridos.”
Todavia, com o modelo de férias ilimitadas, o colaborador poderá escolher o número de dias em que deseja ficar parado, desde que toda a sua demanda tenha sido cumprida.
Em outras palavras, é um benefício flexível no qual o funcionário têm permissão para escolher como serão suas férias, contanto que seu trabalho esteja feito no prazo e com qualidade.
Organizações como a Netflix e Kronos já adotaram a novidade, que tem como principal objetivo reter e atrair novos talentos.
Isso por que o método foca na busca por resultados, ao invés da quantidade de horas ou dias trabalhados, forma de trabalho muito bem vista pelas gerações mais recentes.
Dessa forma, veja nesse post tudo sobre as férias ilimitadas, vantagens e desvantagens e como implementar na empresa.
vantagens
Muitas são as ferramentas de produtividade presentes no mercado. Vale-refeição, descontos em academias, shows, ingressos para cinema etc., tudo pra motivar o funcionário.
As férias ilimitadas não são diferentes, embora sejam uma novidade, o propósito é o mesmo: manter os colaboradores produzindo de forma eficiente.
A seguir, te mostraremos algumas das vantagens desse modelo:
Motivação e saúde
Sabe-se que a saúde física e mental, além do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal são cada vez mais valorizadas pelas pessoas.
As férias ilimitadas podem ajudar os colaboradores a alcançar este patamar, uma vez que traz uma tranquilidade maior, por causa de sua flexibilidade.
Assim, doenças relacionadas ao estresse como a síndrome de burnout e a depressão, tem menos riscos de aparecerem por causa do excesso de trabalho.
foco em resultados
Em geral, colaboradores de alta performance costumam ser organizados e preocupados com o próprio rendimento.
Assim, o sucesso dessa política pode ser bastante alto, uma vez que os resultados ainda serão alcançados em tempo hábil e, provavelmente, com excelência.
Assim como as organizações que trabalham com jornadas de apenas quatro dias por semana afirmam que o modelo otimizou o engajamento e a produtividade, as férias ilimitadas podem fazer o mesmo.
Lembrando que as férias ilimitadas são um benefício, que é concedido apenas caso o empregador deseje. Ou seja, não são para qualquer funcionário.
Desvantagens
Como a maior parte das técnicas de produtividade, as férias ilimitadas são uma faca de dois gumes, tendo também suas desvantagens:
Confiança estremecida
Antes de adotar a política de férias ilimitadas, precisa-se avaliar o nível de confiança entre funcionários e gestores.
Isso é necessário para que tudo fique em pratos limpos, visto que, caso algum dos lados esteja desconfortável com o fato, diversos problemas podem surgir.
Por parte da gerência, pode ocorrer a descrença que o profissional de fato cumpriu todas as suas obrigações antes de folgar, por exemplo.
Já se tratando do colaborador, este pode temer manchar sua reputação com a empresa ao reivindicar o benefício.
Menos férias?
As empresas, principalmente as mais tradicionais, ficam ressabiadas em adotar a novidade por receio que os funcionários abusem da política fiquem muito tempo afastados da companhia.
Não podemos descartar que o risco exista. Contudo, conforme empresas que adotaram, a maior parte dos funcionários que tiram essas férias trabalham mais dias.
Isso por que existe a sensação de que mais dias de trabalho são sinônimo de bons resultados.
Além disso, também possuem um certo temor em, ao se ausentarem demais, percam oportunidades e visibilidade na empresa.
Como implementar férias ilimitadas na empresa?
Para que a política seja implementada com sucesso, é necessário seguir alguns passos importantes para evitar cair em armadilhas.
Nesse sentido, preparamos para você 3 boas práticas para garantir que as férias ilimitadas sejam uma boa pedida para o seu negócio
1. veja se a política está de acordo com os valores da empresa
Antes de aplicar qualquer medida, os gestores precisam conferir se esta está alinhada com as políticas de valores da empresa.
Isso é necessário para evitar atritos e incongruências, tanto para com os funcionários quanto para o alto escalão da organização.
Vale lembrar que empresas que implementaram com êxito o modelo de férias ilimitadas realmente querem que os funcionários gerenciem melhor a vida pessoal e profissional.
Portanto, antes de implementar a novidade, veja se esta está conforme os valores praticados pela organização.
Esse benefício tem como base a confiança mútua, pelo qual o funcionário constrói seu próprio cronograma de folga e melhora seu desempenho e o empregador permite essa prática.
2. Redefina os padrões de sucesso
Caso a sua empresa seja do tipo que incentiva cargas altas de trabalho e competitividade entre os funcionários, é melhor rever esses padrões.
O objetivo desse método é justamente o oposto, focando mais em qualidade que em quantidade, com entregas e resultados sendo o mais importante de tudo.
Dessa maneira, os colaboradores se sentem mais a vontade no ambiente de trabalho, por que sabem que fazendo o deles, terá seu lugar garantido.
3. Dê o exemplo
Caso você pretenda implantar as férias ilimitadas, para que os colaboradores fiquem mais a vontade, tire-as primeiro. Assim, quando eles sentirem essa necessidade será mais fácil deles pedirem.
Isso deve ser feito de cima pra baixo no primeiro momento, a começar da alta gestão e seguir por toda a organização, no intuito de mitigar qualquer receio ou culpa que um profissional possa sentir.
Como conclusão, aconselhamos ainda que você pesquise para além deste artigo, afim de ver cases de sucesso e também de fracasso, afim de ver se essa é de fato uma política que casará bem para a sua empresa.