Hacker mascarado mexendo no laptop e vários números de código binário envolvendo-o.

Golpe que bloqueia pagamento por aproximação: o que se sabe?

A maquininha deu erro na hora da aproximação? Cuidado! Entenda nesse post como funciona o golpe e quais são os cuidados a se tomar nessa hora.

O pagamento por aproximação é uma ferramenta dos cartões de crédito que permite o pagamento da compra sem a digitação da senha, apenas encostando o cartão na maquininha.

Contudo, recentemente os lojistas tem relatado novo golpe, pelo qual os criminosos infectam o computador da loja, ligado a maquininha, com um vírus de nome Prilex.

Racker em frente a um notebook com vários dados espalhados em tela.
A maquininha deu erro na hora da aproximação? Cuidado! Entenda nesse post como funciona o golpe.

Esse malware falsifica até dois erros na hora da compra: um na tentativa de pagar por aproximação e outro quando a pessoa usa o cartão físico para tentar concluir a operação.

Funciona assim: O Prilex detecta quando uma transação será por aproximação e impede que isso aconteça, gerando uma falsa mensagem de erro na tela da máquina de cartão.

A meta é que a vítima use o cartão da forma tradicional, isto é, inserindo na máquina e digitando a senha, afim de captar informações.

como se proteger?

O problema é que nem sempre o “erro” é falso, podendo sim ter dado algum problema na transação.

Contudo, as autoridades indicam que se tome certos cuidados quando essa situação ocorrer, como solicitar a presença do gerente, para que o mesmo resolva a situação.

Símbolo da justiça, com um livro ao fundo.
Caiu no golpe do Prilex? Saiba a seguir quais são os cuidados e providências a se tomar nessa hora.

Se puder, pague por outros meios ou contate o seu banco, para que eles possam averiguar se ocorreu alguma tentativa de invasão de conta.

Todavia, caso você caia no golpe o pedido de ressarcimento for negado pela instituição responsável, é possível abrir um processo no Banco Central ou procurar uma entidade de defesa do consumidor, como o Procon.

Se ainda assim não resolver, é aconselhável que você recorra aos Juizados Especiais Cíveis pelos valores envolvidos nas transações.