Internet 5G: Quantas profissões a nova tecnologia pode trazer para o Brasil?

Veja a seguir um pouco sobre as ferramentas que o 5G pode trazer consigo e qual a estimativa de empregos que ele pode criar no país.

Cidade conectada pela internet 5G.

A tecnologia 5G promete mudar totalmente os padrões de conexão que utilizamos atualmente.

Calcula-se que o 5G é 100x mais rápido que o atual 4G, velocidade essa que irá permitir o pleno funcionamento de diversas ferramentas dependentes da internet.

Homem de terno mexendo num tablet com uma cidade ao fundo.
Internet 5G no Brasil: saiba quais profissões estarão em alta.

Nesse sentido, para suportar todas essas mudanças, o Brasil precisará investir em infraestrutura, capital humano e capacitação técnica.

Logo, diversos empregos precisarão surgir para que essa nova tecnologia tenha a sua implantação bem sucedida.

Veja a seguir um pouco sobre as ferramentas que o 5G pode trazer consigo e qual a estimativa de quantidade de empregos que ele pode criar no país.

Carreiras

Conforme o Relatório Econômico Mundial, estima-se que, em até 13 anos, o 5G terá criado entorno de 20 milhões de novos empregos

Para o Brasil, de acordo com a Brascom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), a tecnologia criará 670 mil postos de trabalho até o final de 2025.

Mas afinal, por que o 5G irá gerar tantos empregos? Para quais ferramentas essa tecnologia trará benefícios? Qual a perspectiva do futuro do trabalho com o 5G?

por que o 5G irá gerar tantos empregos?

Como dito anteriormente, o 5G trará milhões de novos postos de trabalho ao redor do mundo.

Um dos motivos disso é a necessidade de formação de profissionais da tecnologia que terão a função de lidar com as variáveis e ferramentas que surgirão com a introdução dessa internet.

Mulher usando um notebook com um servidor ao fundo.
Se prepare para o futuro do 5G no Brasil.

Realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e a internet das coisas serão apenas algumas das ferramentas a fazerem parte no nosso dia a dia com o 5G.

Assim, a seguir, falaremos um pouquinho sobre cada uma dessas tecnologias e como elas irão impactar para sempre o universo do trabalho.

realidade virtual

O termo “realidade virtual” ou “VR” teve sua origem em 1985 por uma empresa de nome VPL Research e permanece o mesmo até os dias de hoje.

Naquele tempo, a realidade virtual era bastante rudimentar se comparada aos modelos atuais, haja vista que era uma tecnologia nova, cara e complexa para os padrões da época.

Agora, os dispositivos que comportam essa tecnologia são de mais fácil acesso e têm grande capacidade de simular diversas situações em forma de jogos, por exemplo.

Mulher usando um óculos de realidade virtual.
Saiba como funciona a realidade virtual

A 5G pode impulsionar o uso desse tipo de tecnologia pelo motivo de possibilitar ao usuário uma experiência muito melhor ao utilizá-la.

Isso se dá pelo fato de essa internet ser mais rápida e estável, o que permite uma conexão sem travamentos.

Desse modo, no momento em que o usuário estiver jogando ou interagindo com algum ambiente dessa realidade virtual, essa interação não será interrompida por má conexão.

Por causa disso, outros profissionais, para além dos programadores e desenvolvedores de software que programarão os dispositivos, poderão trabalhar com a VR.

Os psicólogos, por exemplo, podem usar a realidade virtual para auxiliar os pacientes a superar fobias e outras patologias de origem imaginária, por meio de simulações.

internet das coisas

Como dito anteriormente, a VR se beneficiará com a velocidade e consistência do 5G. Assim, como ela, a Internet das Coisas (IoT) também beberá dessa fonte.

A maior capacidade de tempo de pergunta e resposta virtual trazida pela 5G irá otimizar e muito os processos da Internet das Coisas.

Avenida movimentada com símbolos tecnológicos espalhados por ela.
Conheça as cidades inteligentes e como o 5G trará benefícios no Brasil.

Isso se dá pelo fato de a conexão ser mais latente e linear, o que trará maravilhas para a IoT, haja vista que seus processos muitas vezes são longos e complexos, como os dos carros e cidades inteligentes.

Essa segunda necessita ainda mais do 5G, uma vez que demanda uma alta velocidade de conexão em larga escala e o tempo todo.

Contudo, a aplicação da Internet das Coisas vai muito além dessas duas opções, em especial, o setor empresarial também se desenvolverá muito com essa tecnologia.

Pessoa usando um painel tecnológico de internet das coisas.
Saiba o que é a internet das coisas e como o 5G impulsiona essa tecnologia.

Os dispositivos de IoT facilitam os procedimentos empresariais por registrarem e transferirem dados afim de monitorá-los.

Dessa forma, essas informações fornecem novas ideias, aumentam a eficácia e permitem que as organizações tomem decisões com base em dados relevantes.

inteligência artificial

Outra ferramenta que vai mudar para sempre o universo do trabalho é a Inteligência Artificial (IA).

Nesse sentido, diversas profissões como a dos artistas gráficos, tatuadores e animadores serão bastante impactadas.

Isso se dá pela variabilidade “criativa” de algumas inteligências artificiais atuais, que criam uma ilustração ou clipe de vídeo conforme o usuário pede.

uma mão humana e uma mão virtual tocando num cérebro humano virtual.
Saiba mais sobre a Inteligência Artificial e o 5G no Brasil.

Se você quiser o desenho de um dragão flamejante catando manga, a inteligência artificial entrega para você.

Ou seja, não importa o quão aleatório é o seu pedido, ela fará. Daí você pode se perguntar: mas qual a aplicação real disso?

Um exemplo simples são capas de livros. Quando um artista escreve um livro, ele precisa contratar um ilustrador para fazer a arte da capa.

Com a inteligência artificial isso não é mais necessário, uma vez que é só inserir o prompt de comando do design desejado que ela irá reproduzir.

Mão humana e mão robótica ligadas por uma série de números binários.
Inteligência artificial e o 5G no Brasil: o futuro da tecnologia no trabalho.

Todavia, a complexidade dessa tecnologia não impacta somente os empregos, mas nossa interação social como um todo.

Existe uma IA de nome LaMDA que simula uma conversa cotidiana, baseado no que o usuário fala.

Dessa forma, se você fala para ela que gosta de chocolate, ela conduz o assunto entorno disso de maneira natural e muda de assunto conforme a conversa avança.

Assim, você terá uma interação com “alguém” que combina perfeitamente com seus ideais e gostos.

Entretanto, não é só para isso que a LaMDA serve. Ela tem outras funcionalidades impressionantes como ligar para agendar compromissos, reservar restaurantes ou marcar consultas médicas.

Em resumo, muitas das funções que antes somente seres humanos desempenhavam, serão substituídas pela IA, o que mudará completamente muito do que fazemos e conhecemos.

A solução é investir sempre em conhecimentos que conversem com as tecnologias, como habilidades de programação e desenvolvimento de prompts de comando.

UM FUTURO NÃO TÃO DISTANTE

Todas as tecnologias citadas acima já estão funcionando. Porém, umas ainda não estão disponíveis para o grande público e outras não são devidamente suportadas por tecnologias atuais.

O 5G, por mais que já seja real, está em seu pleno funcionamento em poucos lugares no planeta, por seu elevado preço e exigências de infraestrutura.

Usuário cumprimentando mão virtual através de um notebook.
O futuro das profissões com a ascensão do 5G no Brasil.

No Brasil, por exemplo, a cidade mais tecnológica é Curitiba, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022.

Contudo, mesmo estando em primeiro lugar brasileiro de cidades inteligentes, Curitiba ainda não é totalmente conectada.

Entretanto, isso já é um ponta pé inicial para um futuro próximo, que só precisa de alguns incentivos e ajustes físicos.

Um dos maiores diferenciais de hoje em dia será a internet democratizada. Com o 5G, a internet estará em toda parte e gratuitamente dentro de sua cobertura.

Cidade conectada pela internet 5G
Cidade conectada pela internet 5G.

A grande verdade é que precisamos nos capacitar para o que está por vir. Profissionais como programadores, engenheiros de softwares e diversos outros na área da tecnologia serão amplamente requisitados.

Além disso, estamos caminhando para a evolução do trabalho de menos braçal e mecânico para mais técnico e complexo.

Essa mudança trará inúmeros novos fatores para a equação, como a automação total de determinados processos, o multiverso virtual e profissões ainda desconhecidas, como engenharia de 5G e especialistas em 5G.