O Mercado Livre é uma plataforma de comércio eletrônico que permite a compra, venda, anúncio e envio de produtos, imóveis, automóveis e serviços.
Além disso, ela permite que o comerciante gerencie online seu negócio e tenha um espaço próprio de vendas, chamado de marketplace.
Nesse sentido, este post falará tudo que você precisa saber sobre o Mercado Livre para usar a plataforma da melhor maneira possível para sua necessidade.
O Mercado livre
Com fundação em 1999 por Marcos Galperin, a empresa já está no seu 23° ano de história. Nasceu na Argentina e se iniciou no Brasil também em meados do mesmo ano, hoje, é o 5° site mais acessado do país.
Atualmente, já está em 18 nações e registra mais de 6 mil buscas por segundo, além de acumular um total de 111 mil brasileiros vivendo unicamente da renda proveniente do site.
Não obstante, o Mercado Livre é a maior plataforma de e-commerce do Brasil, competindo com gigantes como a Shopee, Aliexpress, Amazon e Magalu.
Dessa forma, pelo grande sucesso e a grata aceitação do público, a empresa se expandiu ainda mais e criou seu próprio grupo, que contém o Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Shops e Mercado Livre Publicidade.
Ecossistema Mercado livre
Como já mencionado, o Mercado Livre criou seu próprio grupo de empresas, nomeado por eles mesmos como “ecossistema Mercado Livre”.
Nesse ecossistema existem 4 organizações que desempenham funções distintas entre si, logo abaixo citaremos cada uma delas e detalhes dos seus serviços:
Mercado Pago
Assim como o Google e a Samsung, o Mercado livre tem sua própria carteira digital, que é o Mercado Pago.
Esse tipo de serviço funciona como um intermediador de pagamento entre o anunciante e o cliente, bem como entre bandeiras de cartão de crédito e bancos.
Logo, quando o vendedor usa o Mercado Pago como intermediário, o cliente tem a opção de pagar com qualquer cartão de crédito, ou, se assim desejar, também existe a opção de boleto bancário.
Além disso, a ferramenta possibilita a qualquer usuário o pagamento de contas com códigos de barras; pagamento de produtos ou serviços a partir de QR Code; recarga de celular e diversos outros serviços.
O Mercado Pago pode ser utilizado tanto pelo site como pelo aplicativo, que está disponível para Google Play e Apple Store.
Mercado Envios
O Mercado Envios é o sistema de gestão de logística do Mercado Livre. Com ele, o lojista tem benefícios como o destaque nos anúncios e o cálculo automático de frete.
Ademais, para o cliente a vantagem é o frete grátis em produtos a partir de R$ 79, pelo qual o vendedor só paga pela metade do que o envio custaria normalmente, a outra parte é custeada pelo Mercado Livre.
A empresa ainda oferece o serviço de Coletas, que disponibiliza embalagens próprias aos anunciantes, retira os produtos nos endereços fornecidos por eles, consolida a mercadoria e entrega aos clientes com uma das transportadoras terceirizadas.
Mercado Livre Publicidade
Também conhecido como Mercado Ads, o Mercado Livre Publicidade é o serviço de marketing e propaganda da empresa.
Nela são postados os anúncios que promovem a visibilidade de produtos dentro da plataforma, com o objetivo de prospecção de clientes e aumento de vendas.
As campanhas patrocinadas na ferramenta são publicações mostradas em posições relevantes dentro do próprio marketplace.
Mercado Shops
A Mercado Shops é a plataforma de múltiplos canais de vendas do Mercado Livre. Nela você vende e mostra seus produtos a consumidores no Mercado Livre, Instagram, Facebook e Google Shopping.
A grande vantagem do Mercado Shops é que você paga apenas a taxa sobre as vendas realizadas, ou seja, não há mensalidade.
A loja é gratuita não importa o número de visitas ou anúncios. Ademais, quem utiliza a ferramenta conta também com outras funcionalidades de marketing e gestão de vendas.