Neste mês de junho o governo federal anunciou a nova carteira de identidade e o novo passaporte.
Conforme o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o objetivo da mudança foi torná-los mais seguros e práticos para os cidadãos.
Nesse sentido, veja a seguir o que mudou e como essas mudanças impactam no dia a dia do brasileiro.
Nova Identidade
A nova carteira de identidade estará válida a partir de 4 de agosto, nos estados de Minas Gerais, Acre, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Dessa forma, os outros estados estarão liberados para emitir o novo documento até o mês de março de 2023.
Segundo o governo, a substituição das identidades antigas pelas novas será de forma gratuita e aos poucos. O documento antigo ainda será aceito até 2032.
Uma das principais vantagens dessa mudança é a facilidade de identificação das pessoas com deficiência e a praticidade no recebimento de benefícios sociais como o Auxílio Brasil.
Além disso, a nova identidade traz em si um QR Code, que tem por função possibilitar que o governo identifique se o documento é autêntico.
Convém salientar ainda que, após a emissão do novo documento físico, o mesmo poderá ser acessado também pela internet, no site oficial do governo.
Vale lembrar que fora dos postos do Mercosul o passaporte continua obrigatório. A identidade só vale como identificação para os países que fazem parte do bloco.
Novo passaporte
Nesse sentido, sobre o novo passaporte, além de conter todos os itens de segurança de antes, foram acrescentados muitos mais.
Feito em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal e a Casa da Moeda Nacional, as mudanças feitas atendem aos mais rígidos padrões internacionais.
Antes o passaporte tinha somente uma marca d’água, o novo terá 13, que representam a fauna e a flora do Brasil.
Além disso, na capa do documento contém bandeiras do Brasil em relevo timbrado, fundos invisíveis fluorescentes, entre outros elementos de segurança.
Diferente da carteira de identidade o passaporte ainda é preciso pagar para retirar. O preço gira entorno de R$ 258.