O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados desse ano (CAGED 2022), apurado nesse mês de agosto, demonstrou um superavit significativo no número de vagas de emprego formais.
Entretanto, conforme o economista Bruno Mori, se compararmos ao ano passado, houve, na verdade, uma desaceleração econômica nesse sentido.
Para quem está perdido no tema, neste post explicamos como funciona o CAGED, quantas vagas foram criadas esse ano e quais os setores que mais estão ofertando essas vagas.
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados trata se de um registro permanente que computa as admissões e demissões dos trabalhadores sob o regime da CLT.
Os dados coletados por esse cadastro servem como base para o Programa de Seguro-Desemprego e outros benefícios sociais.
Além disso, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, essas informações também contribuem para o planejamento de pesquisas e projetos trabalhistas.
Ademais, elas ainda norteiam decisões governamentais a respeito do mercado de trabalho.
Como funciona o CAGED 2022
As informações trazidas pelo cadastro são fornecidas pelas empresas por meio do registro no E-Social todos os meses.
O E-Social é uma ferramenta de administração estatal de informações relativas aos trabalhadores que veio para facilitar o envio de dados pelas empresas.
Assim, as empresas, especificamente o departamento de RH, registram dados como desligamentos, admissões, reintegrações e alterações no contrato de trabalho.
Vale lembrar que esse registro é exigido por lei, podendo acarretar em multas e processos trabalhistas, caso haja divergências ou falta de informações no mesmo.
Empregabilidade e a pandemia
Como todos nós já sabemos, a pandemia da Covid-19 já dura três anos e com ela vieram diversos problemas econômicos.
Um dos mais alarmantes é a taxa inflacionária, que subiu de 4,3% para 10,06%, durante esse tempo.
Como resultado, isso fez com que os produtos aumentassem de preço e os salários passarem a não valer o mesmo de antes.
Um exemplo prático disso são os alimentos. Desde 2019 os alimentos subiram 27% de preço, enquanto o piso salarial aumentou apenas 10%.
Com isso, o poder de compra dos brasileiros diminuiu e as pessoas abaixo da linha da pobreza estão cada vez em maior número.
Contudo, não é somente o consumidor final que fica no prejuízo. Com o aumento das matérias primas, os empresários também precisam enxugar despesas para sobreviver, o que pode acarretar em demissões em massa.
Mas afinal, por que as vagas estão aumentando e não diminuindo? Simples, é um “falso” aumento.
Isso é fácil de se observar quando comparamos os números atuais com os de um ano antes de estourar a crise sanitária.
Nesse sentido, em 2019, surgiram mais de 600 mil vagas de empregos formais. Enquanto em 2020 – auge da pandemia – esse valor se reduziu para aproximadamente 143 mil.
Começou a subir novamente em 2021, com 373 mil e, na pesquisa mais recente, em agosto de 2022, caiu para 278 mil.
Dessa forma, pode se concluir que, de fato houve um aumento de admissões com carteira assinada nesse ano, entretanto, esse crescimento caminha a passos bastante lentos.
top 3 Setores com maior quantidade de vagas clt 2022
Conforme o CAGED 2022, os 3 setores com maior número de vagas formais foram:
- Setor de serviços;
- Comércio;
- Indústria.