Segundo determinação do BACEN (Banco Central), todos os bancos convencionais têm o dever de permitir que as pessoas possuam neles uma conta gratuita, a chamada “Conta essencial”.
Nessa conta, não se paga para que o banco cuide do seu dinheiro. Porém, há situações em que esses bancos acabam cobrando taxas de seus correntistas, apenas para “tomar conta” do dinheiro, ferindo esse direito garantido pelo BACEN.
Frente a isso, já surgindo com a proposta de abertura de conta sem taxas, foram surgindo os bancos digitais que geralmente não possuem um lugar físico para atendimento ao público, mas disponibilizam os mesmos serviços que um banco convencional oferece.
Além disso, a proposta não se resume a não pagamento de taxas, mas também à ideia de o cliente poder resolver tudo com comodidade pelo computador ou celular, evitando filas, deslocamentos e burocracia.
Cada banco digital tem sua forma de abertura de conta, mas de maneira geral, para você abrir conta em um banco digital é muito simples e existem alguns passos comuns à maioria deles.
É preciso: pesquisar o melhor banco digital para suas demandas, instalar o aplicativo do banco, preencher seus dados estando atento a todos os detalhes, conferir os termos de uso, fazer o envio de uma foto do seu rosto, de um documento de identificação, do comprovante de endereço e fazer sua assinatura de forma digital.
Feito isso, é só aguardar a aprovação do banco e utilizar dos serviços.
Serviços dos Bancos Digitais
- Cartão de crédito e débito
- Consórcios
- Conta-corrente
- Empréstimos
- Investimentos
- Pagamento de contas
- Seguros
- Transferências
Bancos digitais são seguros?
Pode ser que você pense que pelo fato de o banco não cobrar taxa ou cobrar um valor mais baixo por elas, seja algo a se desconfiar. Porém, os bancos, inclusive os digitais, não lucram apenas com as cobranças de taxas.
O dinheiro que você acha que está parado na sua conta, na verdade pode estar sendo emprestado para outras pessoas, de forma que o banco receba juros por isso.
Claro que existem alguns cuidados básicos para você identificar se um banco digital oferece a devida segurança ao seu dinheiro.
Um deles é o registro no Banco Central, um pré-requisito de segurança básico que, caso não for seguido, desconfie!
Você também pode pesquisar o histórico do banco, bem como as reclamações públicas feitas a ele.
Outra forma é saber se o banco tem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), fundo que vai lhe ressarcir em até R$ 250 mil, caso o banco venha à falência.
Vantagens
Vamos te apresentar agora as principais vantagens que um banco digital oferece, algumas até em relação aos bancos convencionais.
Tudo feito online
Imagine que com seu trabalho e outras demandas a serem feitas, você ainda precise encarar uma fila de banco, em pleno dia útil, para resolver suas pendências financeiras.
Pois é, com os bancos digitais, você resolve tudo no conforto de um lugar em que tenha um dispositivo com acesso à internet.
Tudo é feito online: a abertura de conta, as operações, resoluções, até o encerramento de conta, se necessário.
Maioria dos cartões de crédito sem anuidade
Geralmente, somos obrigados a gastar algum valor do nosso cartão de crédito para não pagar anuidade, ou em algumas situações, gastando ou não, precisamos pagar essa taxa.
A maioria dos serviços de cartões de crédito dos bancos digitais não cobram essa taxa, assim você se livra de mais um gasto na administração do seu precioso dinheiro.
Custo baixo ou ZERO
Você pode fazer todas suas operações como transferências e pagamentos, receber os serviços, e enfim, usufruir da sua conta sem pagar nada por isso.
Mesmo que seja cobrada alguma taxa, será um valor baixo, se comparados aos valores praticados em um banco convencional.
Como os serviços dos bancos digitais funcionam de forma online, muitos custos não precisam ser repassados aos clientes, tornando a administração do seu dinheiro muito mais econômica.
Fique atento pois, alguns bancos podem cobrar uma taxa pelo saque em caixas eletrônicos.
Plataforma de investimentos
Você pode fazer suas operações financeiras ligadas aos investimentos diretamente de sua conta digital, sem precisar fazer cadastro em uma corretora.
Porque você deveria abrir conta em um banco digital AGORA!
É muito interessante que você consiga ter conta em um banco digital para poder realizar suas demandas financeiras de maneira gratuita, com comodidade, agilidade e segurança.
Não quer dizer que você precise encerrar sua conta no banco convencional. Recomendamos que você tenha as duas contas, e ainda se for necessário, você pode ter conta em até mais de um banco digital, pois não se paga nada por isso.
Viu como é simples e vantajoso se vincular a um banco digital? Por isso, separamos a seguir, alguns dos melhores bancos digitais do Brasil.